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RSC-470: federalização é assinada em Brasília

Trecho abrange 243,2 quilômetros entre o Norte do Estado e Região Metropolitana

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Texto: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Atendendo a uma antiga reivindicação de municípios gaúchos, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) oficializaram nesta terça-feira (17), em Brasília, a federalização da RSC-470. O Termo de Transferência foi assinado no gabinete do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, com a presença do governador José Ivo Sartori.

"A RSC-470 é uma importante via de acesso para, no mínimo, 16 municípios gaúchos. O ato de federalização contribui para o desenvolvimento econômico em nosso Estado e representará impactos positivos para o escoamento da produção, para a infraestrutura, para a logística e o transporte", salientou o governador.

A extensão total da rodovia é de 360,7 quilômetros, desde Barracão, no norte do Rio Grande do Sul, até Arroio dos Ratos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O trecho que passa agora para a administração federal compreende 243,2 quilômetros, entre Lagoa Vermelha e Arroio dos Ratos, passando por Nova Prata. Com a federalização, a União terá de fazer as obras necessárias, o que possibilitará o desenvolvimento da infraestrutura e da logística de uma importante região gaúcha.

Além do governador, estavam presentes o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer, Ricardo Moreira Nuñez. Acompanharam também a solenidade deputados estaduais e federais, prefeitos, a senadora Ana Amélia Lemos e, pela Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas.

Westphalen afirmou que "o governo federal entendeu a necessidade de assumir a jurisdição da rodovia e, com isso, o Estado poderá concentrar o trabalho em outras estradas também consideradas estratégicas pela gestão". Para o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, a RSC-470 tem todas as características de uma rodovia federal. "Por sua grande extensão, liga várias regiões e necessita de investimentos, como duplicação e pavimentação de alguns trechos."

DAER-RS