Obras do acesso a Lagoão beneficiam região Centro-Serra
Pavimentação na ERS-347 já conta com 18 quilômetros de terraplenagem e drenagem concluídos
Publicado em:
Atualizado em:

O Governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) – avança na pavimentação do acesso a Lagoão, na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul. A obra na ERS-347, que liga o município a Segredo, conta com investimento de R$ 42,3 milhões provenientes do Tesouro do Estado e deve ser concluída em 2026.
Dos 25,6 quilômetros do trecho, 18 já contam com serviços de terraplenagem e drenagem concluídos. Na sequência, serão iniciadas as etapas de pavimentação, com a implantação da sub-base e da base para o asfalto, garantindo a durabilidade e a qualidade do novo acesso.

"Este acesso asfáltico é mais um passo importante no programa de pavimentação que estamos executando em todo o Rio Grande do Sul. Para Lagoão, representa uma transformação na logística e no desenvolvimento econômico local. Com a estrada pavimentada, o escoamento da produção agrícola será facilitado, reduzindo custos e aumentando a competitividade dos produtos locais, especialmente da soja e do tabaco, que são as principais culturas do município", destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta o empenho da autarquia para viabilizar a execução da obra: "Realizamos um trabalho minucioso de atualização do projeto, seguindo todos os requisitos técnicos necessários para garantir uma pavimentação de qualidade e durável. Nossos engenheiros e técnicos estão acompanhando cada etapa da execução, assegurando que todos os padrões de segurança e qualidade sejam rigorosamente cumpridos", afirma.
Impacto na comunidade

O agricultor Cleber Minuzzi destaca que a ligação asfáltica trará benefícios aos produtores rurais e para toda a região. "Com esse acesso, teremos menos manutenção dos veículos, e os caminhões poderão fazer o transporte da soja até as cooperativas com mais agilidade. No momento em que o asfalto ficar pronto, o custo logístico ficará muito menor", explica. Segundo ele, o impacto será amplo e duradouro. "Cresce todo o município junto. As propriedades à beira da rodovia, inclusive, vão se valorizar bem mais", projeta.

Para o agricultor Nilton Luiz Daleast, a obra representa uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores. "Aqui, de Lagoão, precisamos buscar atendimento de saúde em Espumoso ou, até mesmo, Passo Fundo. Muitas crianças faltam às aulas porque o transporte não chega às casas por causa do barro e de outros problemas na estrada", relata. Ele também aposta no desenvolvimento econômico do município. "Eu acredito que, quando houver o asfalto, virão fábricas e o município irá crescer. Com isso, os jovens não precisarão mais sair de Lagoão para buscar emprego em outras cidades", afirma.
Acessos asfálticos no RS
O acesso a Lagoão está entre as 19 ligações asfálticas com obras em andamento na malha rodoviária estadual. Desde 2019, outras 24 já foram entregues à população. O governo do Estado está prestes a iniciar mais oito acessos. Os 11 restantes estão em fase de atualização de projeto.
As obras em Lagoão são destaque na série especial sobre os acessos asfálticos em execução no RS. Para assistir à produção, clique aqui.