Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Rodovia Nelson Gonçalves é o novo nome da Estrada do Mar (ERS-389)

Governador Eduardo Leite sancionou lei aprovando alteração nesta semana

Publicação:

ERS 389 Estrado do Mar
ERS-389 - Foto: arquivo Daer
Texto: Sabrina Monteiro

Foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial do Estado (DOE), a lei que altera o nome da ERS-389 (Estrada do Mar). A partir de agora, a rodovia passa a se chamar Nelson Gonçalves, em homenagem ao cantor gaúcho e considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB).

O projeto de lei, de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi , foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 12 de novembro e sancionado pelo governador Eduardo Leite nesta terça (3). 

Ligando os municípios de Osório a Torres, no litoral norte gaúcho, a ERS-389 foi inaugurada em 1990, como alternativa de acesso ao litoral, desafogando o trânsito da BRS-101. “A mudança na identificação da rodovia demandará a implementação de uma sinalização informativa, cujos custos estão sendo estimados pelo DAER”, explica o diretor-geral Sívori Sarti da Silva.

Nelson Gonçalves é gaúcho, nascido em Santana do Livramento em 1919, há exatos 100 anos. É considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, tendo gravado mais de duas mil canções e vendido cerca de 81 milhões de discos, com 38 discos de ouro e 20 de platina na carreira. Fez enorme sucesso na era de ouro do rádio, é o segundo maior vendedor de discos da história do país, ficando atrás apenas de Roberto Carlos.

DAER-RS