Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Daer cria grupo de trabalho para reestruturar patrimônio

Comissão vai apresentar soluções para melhor aproveitamento dos bens da autarquia

Publicado em:
Atualizado em:

Texto: Assessoria de Comunicação Social/Daer

O processo de reestruturação do patrimônio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deu mais um importante passo esta semana. O órgão instituiu um grupo de trabalho que vai apresentar soluções para dinamizar o uso dos imóveis que a autarquia possui.

A comissão, presidida pelo diretor de Administração e Finanças, Saul Sastre, é formada por servidores do próprio Daer e terá como objetivo redefinir a utilização do patrimônio. A proposta consiste em analisar os bens considerados prioritários e reorganizar as funções de cada um para que o Departamento opere com menos gastos e mais agilidade.

“Usaremos como base um estudo que elaboramos e que apontou cerca de mil imóveis registrados em nome do órgão”, explica Sastre. “Estamos identificando os bens que são imprescindíveis para nosso trabalho, os que podem ser cedidos ou devolvidos para auxiliar outras instituições públicas e os que devem ser leiloados para reverter em investimentos em modernização. Nosso foco é a melhoria dos serviços que prestamos à sociedade.”

Outra medida que obteve avanço nos últimos dias é a realização de leilões de bens inservíveis das 17 superintendências regionais. O processo de venda das máquinas e dos equipamentos obsoletos das unidades de Bagé e Osório já foi finalizado pelo Departamento e encaminhado à Central de Licitações do Estado (Celic). A meta da autarquia é eliminar a sucata de todas as SRs até o final de 2016.

Na próxima semana, o Daer também irá doar a entidades assistenciais mais de dois mil itens – entre móveis e utensílios – classificados como descartáveis ou sem condições de uso. O processo foi aprovado pelo Conselho de Administração do órgão e resultará na venda do material com destinação exclusiva dos recursos para as instituições beneficiadas.

Investimento em gestão

Paralelamente à reestruturação do patrimônio, o Daer tem desenvolvido uma série de ações para qualificar seu quadro de servidores. Esta semana, o Conselho de Administração recebeu o relatório com um plano de melhorias indicadas pelos facilitadores e funcionários que participaram do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) – fundamentado nos conceitos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG).

“Essa autoavaliação possibilita que o Daer melhore seus processos junto ao PGQP, estabelecendo uma nova gestão pública no órgão”, detalha o diretor Saul Sastre. “Além dos servidores que atuam na sede, também contamos com a presença dos superintendentes das regionais de Lajeado e Alegrete, num projeto-piloto para o aprimoramento contínuo de todas as unidades do Departamento.”

A formação de lideranças também é a prioridade da Escola de Gestão Daeriana (EGD), lançada no começo deste mês. A partir da nova unidade de educação, o Daer está promovendo e contratando iniciativas de capacitação para atender às demandas dos servidores. As aulas poderão ser ministradas por técnicos da própria autarquia ou através de convênios com outras instituições de ensino. O conhecimento será disponibilizado, ainda, na área de Educação à Distância (EAD) dentro da Intranet do Departamento. A EGD conta com uma sala de treinamento, auditório e a Biblioteca do Daer – reativada em março deste ano – que dispõe de mais de cinco mil títulos de várias áreas do conhecimento para consulta para os públicos interno e externo. Na primeira quinzena de dezembro, está marcado o curso “Formação de Lideranças”, que contará com duas turmas de quarenta servidores cada.

“Nosso quadro funcional é formado por pessoas com alta capacidade técnica e queremos estimulá-los cada vez mais à proatividade e ao empreendedorismo”, salienta o diretor-geral Ricardo Nuñez. “O Daer é um órgão em transformação e isso passa, necessariamente, por um amplo processo de modernização de nossos conceitos e ações. A formação de lideranças é parte indispensável nessa caminhada.”

DAER-RS