Início do conteúdo

ATUALIZADO: Veículos do transporte intermunicipal possuem lotação definida por modelos de distanciamento

Limite de passageiros das linhas regulares e de fretamento e turismo varia conforme bandeira de cada região do RS

Publicação:

A foto mostra um ônibus azul estacionado em uma rodoviária do estado.
Decreto que delimita o número de passageiros também exige que os usuários e o motorista utilizem máscaras de proteção - Foto: Divulgação DAER
Texto: Liana Ramos Carvalho

As linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul estão operando com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme o risco de contágio por coronavírus de cada região de embarque ou destino.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus é definido pela cor da bandeira que identifica os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto Estadual nº 55.240 e suas alterações. Assim, a lotação máxima pode chegar a 50 por cento do total de assentos em veículos que saem ou chegam a locais de bandeira amarela e laranja.

"As regras para o sistema regular e especial podem coincidir ou não. Por essa razão, continuaremos investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo conforme estabelece a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas”, destaca o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, também é averiguado se usuários e tripulantes estão com máscara de proteção. “Ainda, observamos se as medidas de higiene, que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas”, finaliza Hagemann.

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira:

Bandeira

Sistema Regular

Sistema Especial

Amarela

Laranja

Modalidade comum

50% (corredor) - exclusivo coabitante

Modalidades SD, DI, EXE

25% (corredor) - exclusivo coabitante

25% (corredor) - exclusivo coabitante

Vermelha

Preta

Modalidades CM, SD, DI, EXE

50% (janela)

Saiba os protocolos adotados na semana em cada região em www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br .

DAER-RS