Parceria com municípios para ações em rodovias gera economia de R$ 65 milhões ao Estado

Termos de cooperação técnica com 14 prefeituras foram assinados nesta quinta-feira (29), na Expointer

Documento autoriza prefeituras a realizar melhorias em estradas estaduais - Foto: Alvaro Bitencourt/Selt
Texto: Raphael Nunes, com supervisão de Júlio Cunha Neto/ASCOM SELT

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (29), termos de cooperação técnica para viabilizar parcerias com quatorze municípios gaúchos. A assinatura - que autoriza as prefeituras a executar obras e serviços em rodovias estaduais - foi oficializada pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na Central de Imprensa da Expointer.

A celebração do ato possibilitará melhorias em segmentos de estradas estaduais, incluindo serviços de manutenção e obras de pavimentação asfáltica. A assinatura atende a uma reivindicação dos municípios de Esperança do Sul, Campinas do Sul, Palmitinho, Carlos Gomes, São Valério do Sul, Dois Irmãos das Missões, Tupanciretã, Novo Tiradentes, Capão Bonito do Sul, Estrela, São Expedito do Sul, Augusto Pestana, Encantado e Centenário.

Em 2019, a Secretaria de Logística e Transportes e o Daer já assinaram termos de cooperação técnica com 29 municípios. A estimativa é que as parcerias gerem uma economia de R$ 65 milhões aos cofres do Estado - do total, R$ 15 milhões são referentes aos serviços autorizados nesta quinta-feira.  "Essa medida resguarda os municípios e otimiza a execução de ações concretas", destacou o secretário Juvir Costella. "A assinatura dos termos de cooperação técnica representa economicidade e possibilita a qualificação das nossas estradas", completou o titular da pasta.

Conforme o diretor-geral do Daer, Sivorí Sarti da Silva, os serviços contarão com a fiscalização e acompanhamento dos engenheiros da autarquia. "As prefeituras terão o suporte do departamento para que as obras ocorram dentro dos padrões técnicos", frisou o dirigente.

O prefeito de Esperança do Sul, Moisés Ledur, afirma que a medida vem ao encontro das necessidades de infraestrutura do município. "Esse termo nos ampara juridicamente para que possamos executar os trabalhos", explicou. O entendimento é o mesmo para o prefeito de Coqueiros do Sul, Valoir Chapuis, que também comemorou a oficialização da parceria. "A partir da da assinatura, estamos autorizados a fazer a manutenção da nossa estrada", salientou.