Ligação entre Tapejara e Charrua já conta com dois quilômetros de asfalto

Para a execução das obras, Governo do Estado destinou R$ 23 milhões do Programa Avançar

asfalto na pista
Trecho já conta com dois quilômetros asfaltados - Foto: Divulgação Daer
Texto: Susana Goerck

Os serviços para qualificar mais uma importante ligação regional estão em pleno andamento no Nordeste gaúcho. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, prossegue com as obras de pavimentação da ERS-430, que liga Tapejara a Charrua.
“O Governo do Estado demandou esforços para viabilizar a obra com recursos do Programa Avançar, atendendo a expectativa das comunidades de facilitar o transporte da produção agropecuária, principalmente”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela. “O trecho já conta com dois quilômetros asfaltados e os trabalhos vão prosseguir em direção a meta, que é pavimentar toda a extensão do segmento”, finaliza o dirigente.

Máquinas trabalhando
Serviços de pavimentação vão qualificar a ligação regional e fomentar a economia dos municípios do Nordeste e Alto Uruguai - Foto: Divulgação Daer

Além da implantação das camadas de asfalto, serviços de terraplanagem, drenagem, sub-base e base com brita graduada ocorrem paralelamente na rodovia. “São diversas frentes de trabalho, onde as equipes se dividem para a realização das várias etapas que envolvem a pavimentação”, explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. “ As ações iniciais já alcançam a metade do trecho, e a expectativa é de que ainda no primeiro semestre o asfalto esteja implantado até o km 8”, detalha.
A previsão é de que os 12 quilômetros de pavimentação sejam entregues até o final de 2023, favorecendo a mobilidade entre a região Nordeste e o Alto Uruguai