Daer participa de vistoria do MP na Rodoviária de Porto Alegre

Superintendente-adjunto de Terminais Rodoviários, Leonel Carvalho, acompanha a ação para averiguar medidas de prevenção do coronavírus na Rodoviária de Porto Alegre, junto com outros órgãos municipais e estaduais
Superintendente-adjunto de Terminais Rodoviários, Leonel Carvalho, acompanhou a ação. - Foto: divulgação MP
Texto: Divulgação/DAER

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) acompanhou uma vistoria do Ministério Público (MP) na Estação Rodoviária de Porto Alegre para averiguar o atendimento às medidas de prevenção do coronavírus. Realizada na última sexta-feira (12), a ação contou com a presença do superintendente-adjunto de Terminais Rodoviários, Leonel Saldanha de Carvalho, e foi executada em conjunto com a Guarda Municipal e outros órgãos da Prefeitura da Capital e do Estado.

A inspeção teve como objetivo verificar o cumprimento dos procedimentos preventivos ao Covid-19 no transporte intermunicipal e interestadual, assegurados pelo decreto Estadual nº 55. 240, em especial, a observância dos percentuais de lotação dos veículos.

Na ocasião, também foram fiscalizadas as questões relativas à higienização dos veículos, obrigatoriedade da utilização de máscaras, a disponibilização de álcool gel 70%, além do distanciamento obrigatório de no mínimo dois metros entre as pessoas que aguardavam nas filas. O procedimento apontou apenas duas irregularidades: uma funcionária, que atende nos guichês, não usava a máscara de forma adequada e algumas empresas de transporte não efetuavam a medição de temperatura dos usuários. Estabelecimentos comerciais da rodoviária também foram vistoriados.

cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônubus e estações rodoviárias por passageiros e funcionários
- Foto: divulgação Daer

Para o diretor de Transportes Rodoviários, Lauro Hagemann, a ação reforça o trabalho do Departamento para conscientização da pandemia no transporte intermunicipal de passageiros. “Além de manter nossas ações de fiscalização, estamos desenvolvendo campanhas de informação sobre os cuidados e regramentos necessários para evitar o contágio e propagação do vírus”, explica. “Produzimos um cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, e conseguimos distribuí-lo para todas as estações rodoviárias e empresas de transporte coletivo, em parceria com as entidades representativas do segmento”, acrescenta.

Outra ação do Departamento é a atualização semanal nas redes sociais dos protocolos de distanciamento que limitam a ocupação dos veículos. “Como as alterações nas bandeiras ocorrem semanalmente, consideramos importante apresentar ao usuário a informação válida para aquele período. Nos cards constam o mapa do estado e uma legenda com a lotação máxima permitida nas linhas regulares e no fretamento e turismo em cada bandeira”, conclui Hagemman.