Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Daer lança novo sistema para lista de passageiros de fretamento e turismo

Mudanças permitem que transportadores emitam documento com mais agilidade

Publicação:

A foto mostra uma mulher em primeiro plano, de costas para a câmera, acessando o sistema da lista de passageiros do Daer em um computador de mesa.
Sistema fornece acesso rápido a informações de veículos, empresas e passageiros - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

A partir da próxima segunda-feira (27), as empresas que realizam o transporte intermunicipal de fretamento e turismo terão mais facilidade para emitir a lista de passageiros. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) lançará um novo sistema informatizado que tornará o envio do documento mais ágil e disponibilizará com mais eficiência as informações cadastradas para a atuação dos fiscais de tráfego.

As mudanças já começam no acesso ao sistema para o encaminhamento da listagem. Após clicar no link da Extranet dentro do site do Daer, os transportadores só precisarão realizar o login uma vez para usar a ferramenta. O visual do sistema também foi adaptado para facilitar a interação com o usuário. O serviço ficará hospedado nos servidores da Procergs, o que proporcionará capacidade maior de armazenamento de dados e mais estabilidade na operação. 

De acordo com o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, a nova lista de passageiros estará integrada ao Sistema de Transporte Coletivo (STC), que permite a busca automática de informações relacionadas a viagens de fretamento e turismo. “Os transportadores e a fiscalização terão condições de verificar os dados cadastrais das empresas, dos veículos, dos itinerários e dos passageiros”, explica. “Isso confere fidelidade ao processo e qualifica a atuação dos prestadores do serviço e do Daer.” 

A Diretoria de Transportes Rodoviários avisa que as listas de passageiros enviadas por e-mail não serão mais aceitas. O prazo para encaminhar o documento segue o mesmo: até oito horas antes do início da viagem.

DAER-RS