ATUALIZADO - Atendimento ao público no DAER

Publicação:

A foto mostra a fachada do prédio do DAER.
Regime especial de funcionamento inicia nesta quinta-feira (19) - Foto: Divulgação DAER
Texto: Divulgação/DAER

Atendendo às disposições dos Decretos Estaduais nº 55.118, 55.128 e 55.240, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) adotou uma série de medidas para conter a disseminação do COVID-19. Além do trabalho remoto, obrigatório para quem tem mais de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, e autorizado aos servidores cujas atribuições possam ser realizadas em regime especial de teletrabalho, sem prejuízo para o serviço público, a autarquia efetuou alterações no atendimento ao público.  Confira:

- Assessoria de Julgamento de Infrações de Trânsito (AJI): está suspenso o atendimento presencial. Neste momento, também não estão sendo realizados protocolos de defesas e recursos de infrações de trânsito. Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail aji@daer.rs.gov.br.

É importante ressaltar que a alteração nos serviços não prejudicará os cidadãos, uma vez que os prazos administrativos estão suspensos ou prorrogados por tempo indeterminados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida atinge a aplicação de multa para quem dirige com a CNH vencida, não realiza a transferência do veículo em 30 dias e não registra/licencia veículos novos. Ainda, estão suspensos os prazos para apresentação de condutor infrator, defesa e recursos de multas, além de processos de suspensão/cassação do direito de dirigir.

Confira na íntegra a    Deliberação do Contran

- Superintendência de Transportes de Cargas (STC): o atendimento presencial e pelos telefones (51) 3210-5074 e 3210-5249 permanecem das 8h30 às 12h. À tarde, somente informações pelos e-mails stc@daer.rs.gov.br e aet@daer.rs.gov.br.

Importante: não estão mais sendo aceitas Autorizações Especiais de Trânsito (AETs) e de Circulação (AECs), que estejam vencidas, devendo o requerente providenciar a solicitação de novas autorizações junto ao Departamento.

- Superintendência de Faixa de Domínio (SFD): o atendimento presencial e telefônico está suspenso e ocorre somente através do e-mail sfd@daer.rs.gov.br.

- Protocolo: o atendimento presencial está suspenso e ocorre somente através do e-mail nca-proa@daer.rs.gov.br. Ao realizar a solicitação, o usuário receberá uma resposta automática e, no prazo de 24h, sua solicitação será protocolada e lhe será informado o número. Caso o solicitante não receba a resposta automática ou o número de protocolo em 24h, os pedidos devem ser reenviados.

- Superintendência de Recursos Humanos (SRH): está suspenso o atendimento presencial, sendo realizado pelo telefone (51) 98686-3138 (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30). Os servidores inativos podem entrar em contato pelos e-mails:

• GABINETE: srh@daer.rs.gov.br
  • REGISTRO: leandrols@daer.rs.gov.br
  • FOLHA DE PAGAMENTO: cristianosj@daer.rs.gov.br
  • APOSENTADORIA: aposentadoria@daer.rs.gov.br

Importante: Conforme o Decreto nº 55.472, de 10 de setembro de 2020, publicado no DOE de 11/09/2020, os aposentados e pensionistas ficam dispensados, até 31 de dezembro de 2020, da realização de prova de vida (recadastramento de INATIVOS).

- Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR): atendimento exclusivamente virtual.  Os usuários e empresas devem protocolar as demandas através do e-mail nca-proa@daer.rs.gov.br. Após, a orientação é que busquem os setores responsáveis. Confira os contatos:

• FRETAMENTO: fretamento@daer.rs.gov.br
  • TURISMO: turismo@daer.rs.gov.br
  • TRANSPORTE DE PASSAGEIROS: stp@daer.rs.gov.br
  • TERMINAIS RODOVIÁRIOS: str@daer.rs.gov.br
  • DIRETORIA DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: dtr@daer.rs.gov.br

Além desses canais, durante o horário comercial, está disponível o telefone (51)98595-4045.

- Superintendência de Contabilidade e Finanças (SCF): está suspenso o atendimento presencial, sendo realizado pelo telefone (51) 98686-1511 e pelo e-mail scf@daer.rs.gov.br. Todos os serviços estão ocorrendo normalmente, inclusive os pagamentos via banco.

- Ouvidoria: está suspenso o atendimento presencial e telefônico, sendo realizado através do formulário de atendimento disponível AQUI.

- Assessoria de Comunicação Social (ACS): o atendimento aos veículos de imprensa será realizado pelo e-mail imprensa@daer.rs.gov.br e telefone (51) 98687-2387.

- Superintendências Regionais:

• 2ª SR de Bento Gonçalves: atividades presenciais retomadas. O atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, mediante agendamento através do e-mail: drr02@daer.rs.gov.br ou pelo whatsapp (51) 98686-5407.
  • 13ª SR de Erechim: trabalho interno, com atendimento ao público através de agendamento pelo e-mail drr13@daer.rs.gov.br ou telefones (54) 3522-1270 e (51) 99868-5374 .
  • 17ª SR: com atendimento através de agendamento pelo e-mail drr17@daer.rs.gov.br ou telefone (54) 99964-4958.
  • Demais Superintendências Regionais: atendimento presencial normal.  Atendendo dentro das normas recomendadas e com uso obrigatório de máscara, tanto para os servidores quanto para o público.

Confira os endereços e telefones da Superintendências Regionais AQUI.

DAER-RS