Daer implementa sistema integrado de informações

Pessoas reunidas em torno de uma mesa
Prevista para começar em abril, próxima etapa será de desenvolvimento, parametrização e configuração dos módulos - Foto: Divulgação Daer
Texto: Vitória Laner - Supervisão: Susana Goerck

Um sistema integrado de gestão está sendo implantado no Daer. Até o final do ano, deve estar em funcionamento o Sistema Integrado dos Departamentos de Estradas de Rodagem (Sider), utilizado por DERs e Secretarias de Infraestrutura de vários estados do país. A ferramenta abrange desde a gestão de contratos, pagamentos e cobranças, até medições de obras e serviços terceirizados.
De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Richard Polo, a iniciativa visa atender uma demanda antiga do Departamento. “É um software completo que garante a transparência e a confiabilidade das informações, bem como oferece acesso dinâmico e em tempo real aos dados, proporcionando a consolidação de análises acessíveis e precisas”, explica. “Essa ferramenta auxiliará o Daer a alcançar a meta de excelência operacional e um serviço público de qualidade”, finaliza.

A implementação teve início em março com a validação e diagnóstico de processos em conjunto com as áreas técnicas para adequação dos futuros módulos do sistema. A ideia é trazer todas as informações que atualmente estão dispersas para dentro do Sider, para que o Departamento consiga fazer a gestão atualizada dessas informações.

“Com um sistema informatizado, as planilhas são substituídas por um banco de dados, que será alimentado e atualizado diretamente no Sider e poderá ser acessado de qualquer lugar”, detalha Ricardo Gaussman, Analista de Negócios da Softplan, empresa de Santa Catarina contratada pelo Daer para fazer a implantação do sistema. Quando a implantação estiver concluída, algumas informações serão acessadas exclusivamente pelos técnicos do Daer. Outras estarão disponíveis para a população em geral.

Já a executiva de Relacionamento com o Cliente da Softplan, Priscila Warsch, acredita que essas ações “reforçam nosso compromisso de continuar fazendo do Daer uma referência em inovação, estratégia e sustentabilidade”.

A próxima etapa, prevista para começar em abril, será de desenvolvimento, parametrização e configuração dos módulos. Em maio, acontecerá a fase de capacitações, na qual as equipes do Departamento serão envolvidas gradativamente.