DAER apresenta principais obras para 2020

Duplicação da ERS-118 está entre os projetos prioritários do Departamento

Diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, apresenta principais obras para 2020
Na apresentação, o diretor-geral, Luciano Faustino, ressaltou o compromisso com as demandas prioritárias do Governo do Estado - Foto: Suzana Goerck/Comunicação Daer
Texto: Raphael Nunes - Editado por Liana Ramos Carvalho

“Iremos usar os recursos públicos de forma responsável, para que as obras tenham início, meio e fim”, afirmou o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, nesta quinta-feira (6), durante evento promovido pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt). Realizado no auditório do 20° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o encontro abordou os principais projetos para 2020 nas áreas de rodovias, hidrovias e aeroportos regionais.

Segundo o secretário Juvir Costella, é um compromisso do Governo do Estado seguir avançado na área de infraestrutura e transportes. "Para 2020, teremos disponíveis R$ 220 milhões para investirmos em rodovias", salientou. "Dessa forma, queremos entregar à população mais nove acessos municipais. Muitos deles estão em fase adiantada e, em breve, deverão estar concluídos. Ontem, inauguramos o acesso que liga Caraá a Santo Antônio da Patrulha, o primeiro entregue pelo governador Eduardo Leite, o que representa um marco desta gestão."

Costella destacou, ainda, obras específicas, como a recuperação da ERS-142 - que liga os municípios de Carazinho e Não-Me-Toque - e a duplicação da ERS-118. "Até o final do ano, entregaremos à sociedade essa rodovia duplicada entre Gravataí e Sapucaia do Sul", reforçou. A obra - uma das prioridades do Governo do Estado -, facilitará o tráfego dos veículos que circulam pela Região Metropolitana de Porto Alegre.

Em sua apresentação sobre as ações do DAER, Faustino ressaltou o compromisso do órgão com as demandas definidas como prioritárias pelo governo. "Reitero o comprometimento do nosso corpo técnico com as atribuições inerentes ao Departamento", salientou. "Neste ano, iremos inaugurar acessos municipais e demais obras rodoviárias, em especial a ERS-118, tão aguardada pela comunidade."

Faustino também lembrou que, desde 2019, o trabalho está voltado para a execução de obras em condições de serem finalizadas. “Conseguimos entregar demandas represadas há décadas, como a recuperação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em Taquara, e a ponte sobre o Arroio Pampa, entre Novo Hamburgo e Campo Bom”, disse. Segundo ele, em 2020, devem ser inaugurados os acessos a Boqueirão do Leão, São José do Hortêncio, Carlos Gomes, Muliterno, Santo Antônio do Palma e Guabiju - São Jorge. Além disso, está prevista a conclusão da Ponte do Piratini, na ERS-702, e do trevo do Acesso Norte a Cruz Alta, na ERS-342.

Confira as Obras Rodoviárias entregues em 2019 e as ações previstas para 2020.

Investimento na aviação regional

Com relação à infraestrutura aeroportuária, Costella enalteceu o aumento dos voos regionais. "Em 2019, dobramos as rotas de seis para doze", lembrou. "Com isso, estamos apostando na utilização dos aeroportos e no desenvolvimento do modal aéreo, tão importante para aproximar regiões, diminuir as distâncias e facilitar os negócios entre as pessoas."

O secretário afirmou, ainda, que as obras de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, aguardam a aprovação da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), em Brasília, para terem início. O investimento previsto é de R$ 44 milhões. O Aeroporto Sepé-Tiaraju, de Santo Ângelo, também será ampliado. O projeto conta com recursos de R$ 900 mil e deve ficar pronto no segundo semestre.

Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul

Durante o evento, o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, apresentou o balanço da autarquia, que deverá ser transformada em empresa pública. "O Porto do Rio Grande tem uma relação internacional com 66 países. Por isso, estabelecemos como diretrizes a eficiência no modelo de gestão e o estímulo à competitividade", frisou. Entre outras ações desenvolvidas, Estima também enfatizou a conclusão da dragagem do canal de acesso ao Porto - etapa finalizada em janeiro deste ano e que está em fase de homologação pela Marinha. "O término das obras da dragagem permitirá a navegação de embarcações com maior capacidade de carga", acrescentou o superintendente.

Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)

O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Urbano Schmitt, destacou a construção do viaduto da ERS-040, em Viamão, como principal investimento do órgão em 2020. A elevada - que teve o tráfego liberado em uma das pistas em dezembro passado - deve ser finalizada em março.

Schmitt também citou a duplicação da ERS-239, em Taquara, e a construção do trevo de acesso ao Bairro Pousada da Neve, em Nova Petrópolis, entre os investimentos realizados ao longo de 2019 na malha administrada pela empresa.

"Para 2020, há na programação uma série de ações que serão realizadas, especialmente na recuperação e manutenção dos trechos, com o objetivo de que toda a malha esteja em ótimas condições de trafegabilidade”, complementou.