Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Daer: 83 anos! Passado, presente e futuro: caminhos que levam ao desenvolvimento

Publicação:

Card 83 anos  ERS 118
Texto: Divulgação/DAER

Nesta terça-feira, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem está completando 83 anos. Milhares de profissionais já passaram pela autarquia nessas mais de oito décadas de serviços prestados à sociedade gaúcha. Atualmente, com pouco mais de 600 servidores ativos e 170 estagiários, o órgão permanece assumindo e executando obras fundamentais e segue administrando 10 mil quilômetros de rodovias, apesar dos recursos cada vez mais escassos, em razão da crise financeira pela qual passa o estado.

Para marcar esta importante data, serão realizadas postagens comemorativas nas redes sociais durante todo o mês de agosto. As publicações apresentarão obras atuais e também feitos de décadas passadas, buscando resgatar a memória da instituição.

Com o tema Daer: 83 anos! Passado, presente e futuro: caminhos que levam ao desenvolvimento, a primeira publicação exibe a construção do viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul, que integra a duplicação da ERS-118. Na composição do card consta também uma imagem das obras da ponte sobre o Rio Ijuí, na ERS-344, executada na década de 50. A estrutura está localizada entre os municípios de Entre-Ijuís e Santo Ângelo, na região Noroeste do estado.

Acompanhe as publicações nas páginas do Facebook, Instagram e Twitter e saiba mais sobre as realizações do Departamento. 

Imagens Antigas

As imagens antigas utilizadas na campanha foram retiradas de vídeos produzidos nas décadas de 50 e 60 pela empresa de cinejornalismo Leopoldis Som. Naquela época a empresa era a mais importante do gênero no estado e registrou o cotidiano dos gaúchos e de suas cidades. Através de documentários e filmes acompanhou os principais momentos da vida social e política local.

Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Daer e estão sendo catalogados no Biblivre, base de dados da Biblioteca do Daer

DAER-RS