Costella detalha estudo sobre viabilidade da construção da ERS-010

Costella capa
Costella capa - Foto: Emerson Foguinho/Selt
Texto: JOSÉ AUGUSTO BARROS - ASCOM/SELT

Nesta sexta-feira (24), o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, apresentou, pela primeira vez, os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para Implantação da Rodovia ERS-010, entre o entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga. A palestra do secretário aconteceu no Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana, realizado no campus da Unisinos, em São Leopoldo.

Durante o evento, Costella destacou a importância estratégica da obra para o Estado e a região. O secretário afirmou que o valor é “nada” perto do impacto favorável da rodovia. A rodovia está em uma área que abrange, de maneira indireta, 90 municípios e impacta mais de 5 milhões de gaúchos, o equivalente a 44% da população do Rio Grande do Sul. O estudo, realizado pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (STE) em 2021, foi contratado pelo DAER, via licitação. A rodovia tem extensão de 41,75 quilômetros e custo estimado de R$ 1,7 bilhão.

A foto mostra um close do secretário Costella discursando com o microfone na mão.
Rodovia será rota alternativa, melhorando condições de tráfego e diminuindo custos de logística. - Foto: Emerson Foguinho/Selt

“A influência direta e indireta da obra para a região é muito grande. Na Região Metropolitana, são 11 municípios beneficiados. Sendo paralela à BR-116, a ERS-010 poderá servir como rota alternativa, melhorando as condições de tráfego, desafogando outras rodovias importantes e diminuindo custos de logística”, destacou Costella.

No evento, organizado pelo Grupo Sinos, que contou com a abertura do governador Eduardo Leite, foram discutidos os desafios enfrentados pela região na área de logística e transportes. "O orçamento público é limitado, e por isso precisa ser muito assertivo. Nada melhor do que promover, portanto, esse tipo de debate com as lideranças que representam as comunidades inseridas na região", disse Leite.

O diretor-geral do DAER, Luciano Faustino, afirmou que a ideia é distribuir o fluxo entre quem segue pela ERS-239 e quem adentra a ERS-010 em direção à Porto Alegre. Costella destacou, ainda, que o próximo passo são as audiências públicas, que ouvirão a população e definirão os detalhes da obra. Durante o encontro, o secretário lembrou da importância da mobilização da bancada gaúcha em Brasília para garantir emendas para a rodovia.