Contagem Volumétrica Classificatória de Tráfego

foto mostra instalação de equipamento para Contagem de Trafego em rodovia

Em maio de 2018, o Daer iniciou a Contagem Volumétrica Classificatória de Tráfego, com utilização de equipamentos automáticos. Os serviços foram realizados por empresa contratada através do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD).

Os levantamentos foram realizados durante o período de um ano, em todos os trechos das rodovias estaduais, totalizando mais de 500 pontos. Nesses locais foram instalados dois conjuntos de equipamentos, um para cada sentido de tráfego, por um período de sete dias. Em 25% das localizações houve repetição trimestral da avaliação, de forma a identificar dados de sazonalidade.

Assim, foram obtidos informações sobre a quantidade e classificação de veículos que trafegam nos diversos trechos das rodovias da rede estadual, além de outros parâmetros. Esses dados são fundamentais para projeto, construção, operação, manutenção, planejamento e gerenciamento de um sistema rodoviário.

A localização dos postos de contagem seguiu uma classificação funcional preliminar da rede rodoviária do estado e foi baseada em análise visual da rede e no conhecimento dos técnicos do Departamento em relação ao sistema de transporte.

A identificação dos trechos seguiu a denominação que consta no Sistema Rodoviário Estadual (SRE) do RS (versão de dezembro de 2017) e a classificação dos veículos obedeceu ao que determina a Instrução de Serviços para Estudos de Tráfego do Daer (IS-110/10).

Classificação dos Postos de Contagem:

Os postos foram classificados de acordo com a frequência de contagem, conforme as seguintes especificações:

• Postos Trimestrais (Tn): foram realizadas contagens automatizadas durante sete dias consecutivos, ao longo de 24h, com recorrência trimestral, totalizando quatro contagens;
  • Postos Anuais (A): foram realizadas contagens automatizadas durante sete dias consecutivos, ao longo de 24h, ocorrendo uma única vez no período considerado.

Confira os dados da Contagem Volumétrica Classificatória de Tráfego 2018-2019