Concluído novo trevo de acesso ao bairro Forqueta, em Caxias do Sul

Interseção facilitará ingresso à localidade pela ERS-122

A foto mostra uma rótula e carros transitando. Ao fundo, a vegetação da Serra Gaúcha.
O trevo integra o Plano de Obras 2019 e conta com investimento de RS 600 mil do Tesouro do Estado - Foto: Arquivo 2ª SR
Texto: Liana Ramos Carvalho

O trânsito na ERS-122, entre os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha, na Serra, contará com novidades a partir desta semana. As obras de uma interseção no km 63 da rodovia foram praticamente concluídas e devem facilitar o acesso ao bairro Forqueta.

Os serviços foram executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes – e contaram com investimento de R$ 600 mil do Tesouro do Estado. O novo acesso irá tornar mais seguro o fluxo de veículos que trafegam no sentido Caxias do Sul – Farroupilha e precisam cruzar a pista para acessar o bairro Forqueta ou mesmo retornar a Caxias.

“Atendemos a uma necessidade urgente daquele trecho da ERS-122, que é garantir a segurança de motoristas e pedestres. Temos certeza de que essa obra reduzirá consideravelmente o número de acidentes naquele local”, ressalta o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

De acordo com o diretor-geral do DAER, Sívori Sarti da Silva, “o governo do Estado entendeu como prioritária essa demanda da comunidade, viabilizando a finalização do trevo”. O dirigente também destacou que, para os moradores, o novo acesso ao bairro Forqueta representa uma forma mais segura de deslocamento, reduzindo o número de acidentes no local.

Plano de Obras 2019

Os serviços na ERS-122, na Serra Gaúcha, integram as ações do Plano de Obras 2019, anunciado em junho pelo governador Eduardo Leite. O pacote de investimentos nas rodovias estaduais soma R$ 301 milhões.

A maior parte dos recursos, R$ 170 milhões, é oriunda do Tesouro do Estado e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O montante é destinado à recuperação de estradas e conclusão de acessos municipais e pontes nas 17 superintendências regionais do DAER. Outros R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES, são utilizados na conclusão da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre.