Comitê de Equidade do Daer realiza primeira reunião com novos membros
Grupo foi instituído oficialmente em agosto no aniversário de 88 anos da autarquia
Publicado em:
Atualizado em:

O Daer avança no debate e nas ações para a promoção da equidade. Na tarde desta quinta-feira (18), aconteceu a primeira reunião do Comitê de Equidade do órgão, agora oficialmente instituído. O Comitê teve seu lançamento oficial durante a celebração dos 88 anos do departamento, no dia 11 de agosto. Na ocasião, o diretor-geral Luciano Faustino assinou a Decisão Normativa nº 155/2025, criando oficialmente o grupo. Durante um ano, um Grupo de Trabalho realizou atividades de formação, preparando a criação do Comitê. Desse GT, permaneceram 11 membros, e mais 10 servidores passam agora a fazer parte do grupo, constituindo a primeira gestão do Comitê, para o biênio 2025-2027.
Entre os principais objetivos do Comitê, está a promoção da equidade para combater discriminações como machismo, homofobia, racismo, etarismo e capacitismo. A ideia é adequar práticas internas e desenvolver mecanismos para incentivar a participação de segmentos com menor representatividade nos cargos de chefia e em estágios. Além disso, a iniciativa visa acompanhar a implantação de cotas, previstas pela legislação, em concursos e seleções.
Durante a reunião desta quinta-feira, o diretor-geral deu as boas-vindas aos novos integrantes e falou da importância de ações de inclusão e valorização da diversidade para o crescimento da autarquia. “O que faz o Daer grande são as pessoas, os nossos servidores, que agem no dia a dia para fazer desta instituição uma referência para o país. Por isso, temos que olhar para a diversidade destas pessoas com respeito e valorização. Desejo aos novos integrantes êxito neste propósito e que possam levar este projeto tão importante adiante”, disse Faustino.
Os novos membros do Comitê foram acolhidos e conheceram um pouco mais sobre a história da iniciativa, que deu seus primeiros passos em março de 2024. De lá pra cá, o grupo realizou uma agenda intensa de atividades que contemplou encontros de formação, palestras, elaboração de materiais e um censo. Entre os assuntos incluídos neste primeiro encontro, a criação de comissões para tratar de temas específicos e de um regulamento para o Comitê, e a aprovação do calendário de atividades desse segundo semestre do ano.

Respeito à diversidade e oportunidades de crescimento
Um dos novos membros do Comitê de Equidade do Daer é o agente rodoviário Rodrigo Morales dos Santos, que está há três meses na autarquia e atua na Assessoria de Julgamento de Infrações. “Logo que soube da existência do Comitê fiz questão de participar. Gostei muito desta primeira reunião e estou bastante entusiasmado com a proposta. É importante a gente se preocupar com essas temáticas, porque elas afetam diretamente o bem-estar dos servidores e, também, a sua produtividade. Espero que a gente consiga proporcionar ações efetivas para que todos possam se sentir acolhidos e valorizados”, disse.
A chefe da Divisão de Terminais Rodoviários do Daer, a engenheira civil Luciana Azevedo, também integra a primeira gestão do Comitê e falou das expectativas em participar do grupo. “Meu objetivo de estar no Comitê é justamente lutar por uma política de diversidade e engajamento dentro do Daer. O grupo é muito importante para promover reflexões, debates e oportunizar o conhecimento necessário para oferecer oportunidades reais para todos, sem discriminação”, relata.