Com detonação de encosta, avançam trabalhos de desobstrução da ERS-122
Rochas que ameaçavam cair foram destruídas. Operação prossegue com limpeza da pista no km 43
Publicado em:
Atualizado em:

Uma explosão controlada derrubou um paredão de rochas que corria risco de cair no km 43 da ERS-122, entre os municípios de São Vendelino e Farroupilha, na Serra Gaúcha. A operação, realizada na tarde desta quarta-feira (04/12), faz parte dos trabalhos de liberação do trecho, realizados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado.
A detonação ocorreu por volta das 14h e necessitou de cerca de duas toneladas de explosivos. O material foi instalado nos 60 furos que as equipes de obras haviam aberto nas rochas.
Vídeo mostra momento da detonação da encosta no km 43 da ERS-122
Vídeo mostra momento da detonação da encosta no km 43 da ERS-122 O vídeo mostra o momento em que a encosta no km 43 da ERS-122, na Serra, é detonada. Crédito: Divulgação/Daer
"Ainda hoje demos início à remoção das mais de dez mil toneladas de destroços que caíram sobre a pista, no intuito de liberarmos o trânsito o quanto antes", afirma o secretário Juvir Costella. "Pensamos, acima de tudo, na segurança das pessoas que utilizam a ERS-122. Por isso, após completarmos a limpeza, daremos início à contratação de uma empresa que nos aponte uma solução definitiva para conter quedas de barreira na rodovia."
A estimativa é que o trânsito no km 43 da ERS-122 seja liberado na próxima terça-feira (10/12). O tráfego ocorrerá em duas pistas, em sentidos opostos. O trecho terá velocidade controlada e reforço na sinalização.