Avançam as obras de pavimentação da ERS-506, no noroeste do RS

Serviços em andamento no município de Ibirubá contaram com aporte de R$ 10 milhões do Governo do Estado

Atividades progridem rumo a Santa Bárbara do Sul - Foto: Divulgação/Daer
-
Obras vão qualificar ligação entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul - Foto: Divulgação/Daer

A pavimentação da ERS-506, entre Ibirubá e Santa Bárbara do Sul está avançando. Dos 19 quilômetros do segmento, 2,7 quilômetros contam com asfalto, enquanto outros pontos da rodovia recebem diversos serviços necessários para a conclusão da ligação regional. Executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes – as atividades já tiveram aporte de R$ 10 milhões do Tesouro do Estado.

“Esse valor, disponibilizado pelo programa Avançar do Governo do Estado, é suficiente para unir dois importantes municípios do noroeste gaúcho, alavancando a economia da região, baseada na produção de soja e milho, além do pólo metal mecânico presente em Ibirubá”, sintetiza o secretário Juvir Costella.

-
Regularização da rodovia e terraplenagem estão entre os serviços executados atualmente - Foto: Divulgação/Daer

“Iniciados em outubro de 2021, os serviços estão ocorrendo de acordo com o cronograma estipulado, que prevê diferentes frentes de obras na ERS-506”, revela o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. Até o momento, o concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) está implantado entre os quilômetros 1,6 e 2,8 e 3,1 e 4,6. A partir do quilômetro 1,68, em Ibirubá, está concluída a colocação da brita graduada, até o quilômetro 5,6, e a base de macadame até o quilômetro 7,1. Já a terraplenagem começou no mesmo ponto e se encontra finalizada até o quilômetro 8.

“Atualmente, está em execução a regularização da rodovia, entre os quilômetros 7,1 e 7,6, e a terraplenagem entre os quilômetros 1,3 e 1,6”, detalha Faustino, acrescentando que a obra progride em direção a Santa Bárbara do Sul.

A expectativa é de que os serviços estejam prontos em 2024, de acordo com a liberação de recursos financeiros do Governo do Estado. Até o final da obra, os motoristas devem circular com cautela no trecho.

Compensação de ICMS

Outros 15 quilômetros da rodovia ERS-506 serão pavimentados a partir de parceria entre o governo do estado, iniciativa privada e municípios. Contrato assinado com a presença do governador Eduardo Leite e o secretário Juvir Costella durante a Expodireto com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), empresas privadas e municípios da Região Noroeste do estado, entre eles, Ibirubá e Santa Bárbara do Sul, garante a pavimentação asfáltica de mais um segmento da rodovia ERS-506 mediante compensação de créditos de ICMS e contrapartida financeira dos municípios envolvidos. O documento faz parte de um Termo de Acordo firmado em dezembro do ano passado, no Palácio Piratini, com posterior licitação por meio da modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O valor total do contrato por essa modalidade atinge R$ 68 milhões, referente à contrapartida do Estado.