Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

“Atenderemos a sociedade com mais eficiência e agilidade”, afirma Nuñez

Diretor-geral do Daer projeta uma autarquia moderna a partir do Plano de Reestruturação

Publicado em:
Atualizado em:

Plano que vai reestruturar o Daer foi lançado nesta segunda-feira (11)
Plano que vai reestruturar o Daer foi lançado nesta segunda-feira (11) - Foto: Diego Soveral/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Ricardo Nuñez, demonstrou confiança no Plano de Reestruturação da instituição, apresentado nesta segunda-feira (11), às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. “Com o trabalho da consultoria NTCONSULT Tecnologia e Consultoria teremos objetivos bem definidos que vão nortear a nossa missão, contribuindo para que estejamos bem estruturados e aptos a prestar um serviço com mais eficiência e agilidade”, disse. 


Nuñez conta com o apoio da Secretaria de Transportes. O secretário Pedro Westphalen deixou claro que a reestruturação do Departamento é um dos projetos prioritários do governo do Estado. “No Rio Grande do Sul, 85% do transporte é focado nas estradas. Por isso, é um órgão tão relevante, que sabe que precisa mudar os seus rumos e está no caminho para uma transformação profunda”, afirmou. Atualmente, a autarquia administra aproximadamente 12 mil quilômetros de rodovias. 


O novo Daer, com processos de trabalho, estruturas e pessoas reorganizadas, já está nascendo. Saul Sastre, diretor de Administração e Finanças do Departamento, está atuando em conjunto com a consultoria e três grupos de trabalho (Gestão de Pessoas, Modelagem Organizacional e Planejamento Estratégico) para realizar um diagnóstico institucional. Em março, ele conheceu a proposta do Plano de Reestruturação apresentada pela empresa e neste mês já deu início a eventos de sensibilização dos servidores. “Temos uma história de sucesso que precisa ser reinventada. A mudança é necessária e a transição é difícil, mas estamos trabalhando junto aos servidores para conscientizá-los”, enfatizou Sastre. 


O diretor-geral também ressalta a importância da participação dos servidores, que precisam contribuir com a consultoria e, após feitas as propostas, comprometerem-se com a sua implementação. “O engajamento das pessoas é fundamental para que o resultado dessa iniciativa tenha sequência nas próximas administrações, dando um retorno efetivo à sociedade.” 

O desafio é grande, mas o diretor executivo da NTCONSULT, Cláudio Comunelo, diz que com o apoio de quem trabalha no órgão e das instituições envolvidas no Plano os ganhos para o Daer e para o Estado serão maiores ainda. “Em um cenário de instabilidade precisamos ter instituições fortes, de processos de trabalho e equipes alinhadas à visão de futuro que desejamos atingir." 

DAER-RS