Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Análise de contratos terceirizados é apresentada ao Conselho Administrativo

Ação faz parte do Plano de Racionalização de Custos do Daer

Publicado em:
Atualizado em:

Texto: Júlio Cunha Neto

O Plano de Racionalização de Custos (PRC), implantado recentemente pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foi tema da última reunião do Conselho Administrativo, realizada na segunda-feira (13). Os diretores da autarquia conferiram o resultado do trabalho realizado pelo grupo de servidores responsável pela análise dos contratos de serviços terceirizados prestados para o Daer. 

De forma voluntária, os servidores Andréa Reinheimer Schopf, Douglas Rufino Both, Francisco José Ferreira Gomes e Janete Colombo avaliaram a necessidade de readequação dos valores desses contratos. A meta do trabalho é gerar economia e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência dos serviços prestados. Entre os contratos verificados pelo grupo estão os de limpeza, de vigilância do prédio da autarquia, de locação de veículos e de manutenção dos condicionadores de ar.

O diretor de Administração e Finanças (DAF) do Daer, Saul Sastre, observa que a maioria dos serviços terceirizados já apresenta valores ajustados aos objetivos do Plano de Racionalização de Custos. No entanto, afirma que também é preciso fiscalizar a qualidade do que está sendo executado. “Atingimos a excelência de gestão ao conseguirmos aliar menos custos à eficiência de nossas ações”, explica Sastre. 

O PRC conta com o esforço voluntário de quarenta servidores do Daer, divididos em onze comissões temáticas. Cada grupo avalia um tipo específico de despesa fixa da instituição – como água, telefonia, combustíveis e diárias. O objetivo é estabelecer índices que possam dinamizar os serviços, sem gerar custos adicionais à autarquia. “Contamos com um grupo tecnicamente qualificado para realizar esse grande diagnóstico”, ressalta o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez. “Temos a certeza de que essa grande mobilização resultará numa gestão mais eficaz dos recursos públicos.” 

DAER-RS