Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Acesso asfáltico a Senador Salgado Filho conta com 55% dos serviços concluídos

Executada pelo Daer, a pavimentação da VRS-867 possui aporte de R$ 21,9 milhões do Governo do Estado

Publicação:

-
Atividades na rodovia devem ser finalizadas este ano - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho
-
Serviços integram as ações previstas no Plano de Obras 2021-2022 - Foto: Divulgação/Daer

Mais da metade das atividades necessárias para pavimentar o único acesso a Senador Salgado Filho, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, estão concluídas. Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a obra executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, ocorre nos 18,18 km entre o município e Giruá.

“Estamos avançando para atingir o nosso objetivo: proporcionar que até 2026 todos os municípios gaúchos estejam asfaltados ou, pelo menos, com serviços em fase final de execução”, afirma o secretário Juvir Costella. “Certamente Senador Salgado Filho, que recebeu R$ 21,9 milhões, por meio do programa Avançar do Governo do Estado, estará entre os compromissos cumpridos com sucesso”, complementa o titular da Secretaria.

-
Pavimentação está executada em 4,06 km da VRS-867 - Foto: Divulgação/Daer

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, as obras na VRS-867 iniciaram em outubro de 2021. E começaram em Senador Salgado Filho, avançando em direção à ERS-344. No momento, está em execução a terraplenagem, drenagem de bueiros e valetas e pavimentação em diversos pontos do trecho.

“Em 4,06 km, o correspondente a 22% da obra, a etapa de pavimentação está finalizada com a execução do Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ)”, detalha Faustino. De acordo com o dirigente do Departamento, atualmente 55% das atividades necessárias para a pavimentação da rodovia estão concluídas. “O andamento do cronograma de trabalho ocorre conforme o previsto. A expectativa é de que no último trimestre deste ano seja possível sinalizar a pista para, na sequência, disponibilizar aos usuários uma estrada confortável e segura”, projeta o dirigente.

“Deixar a VRS-867 em excelentes condições de trafegabilidade deve repercutir na economia local, visto que serão reduzidos os custos para o escoamento da safra, voltada ao cultivo de soja, milho e trigo, além da produção de peixes, aves, suínos, bovinos de corte e leite”, finaliza Faustino.

DAER-RS