Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Obra da ponte na Avenida dos Municípios avança mais uma etapa

Com a conclusão de blocos das fundações, pilares começam a ser construídos

Publicação:

A foto mostra a obra da ponte na Avenida dos Municípios, no Vale dos Sinos. Na imagem, aparecem os dois blocos de fundação, já concretados, no lado de Campo Bom.
Blocos de fundação no lado de Campo Bom estão concluídos e ferragens dos pilares começaram a ser instaladas - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

A ponte no trecho da ERS-010 conhecido como Avenida dos Municípios, no Vale do Sinos, começa a tomar forma. A obra, executada pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), terá as fundações finalizadas esta semana.

A infraestrutura da ponte no lado de Campo Bom está concluída. Os serviços dessa etapa correspondem à concretagem dos blocos e das vigas de fundação. Até sexta-feira (09), a empresa contratada pelo Daer deve encerrar os trabalhos, também, no segmento de Novo Hamburgo.

A fase de mesoestrutura – como é chamada a porção média da ponte – já teve início, com a execução das ferragens para a instalação dos pilares. Após a colocação das peças de concreto, será a vez das travessas, que são os elementos responsáveis pela sustentação da pista elevada.

“Os recursos estão garantidos junto ao governo do Estado. Além disso, o Daer está fornecendo todo o auxílio necessário para que a construtora supere suas dificuldades e conclua a ponte”, afirma o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti. “Hoje, a comunidade pode constatar a evolução dessa obra. Tiramos do papel uma demanda que se arrastava há décadas e pretendemos concluí-la até abril deste ano.”

A ponte sobre o Arroio Pampa terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e conta com investimento de R$ 1,48 milhão da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). A obra resultará na interligação de diversas cidades do Vale do Sinos, principalmente Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

DAER-RS