Duplicação de ponte entre Lajeado e Santa Clara do Sul recebe ordem de início

Estrutura, localizada na ERS-413, terá capacidade ampliada para 45 toneladas

A foto mostra carros passando pela ponte sobre o Arroio Saraquá, na ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul.
Obra receberá investimento de R$ 1 milhão - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Assessoria de Comunicação Social/Daer
Na foto, várias autoridades políticas estão reunidas na ponte sobre o Arroio Saraquá, na ERS-413. Entre elas, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, e o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Luciano Faustino.
Ato ocorreu nesta quinta-feira e reuniu autoridades regionais e estaduais - Foto: Divulgação/Daer

Os moradores de Lajeado e Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari, receberam nesta quinta-feira (13) uma notícia há muito aguardada para a melhoria da infraestrutura dos municípios. A ordem de início das obras de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá foi assinada pelo secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, e pelo diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, que estiveram em visita à cidade.

A empresa contratada começará nos próximos dias a mobilização para executar as obras. O investimento é de  aproximadamente R$ 1 milhão, proveniente de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). “Em tempos de grandes desafios como este que o Estado enfrenta, precisamos fazer escolhas. Por isso, a comunidade está de parabéns por ter essa importante obra incluída entre as prioridades do governo Sartori”, afirmou Westphalen. “Juntamente com o Daer, buscamos os recursos e as condições técnicas necessárias para tornar realidade este grande anseio da população local. A prefeitura de Lajeado também foi fundamental nesse trabalho, colaborando com ajustes no projeto de duplicação.”

Atualmente, a ponte, localizada no quilômetro 1,3 da ERS-413, comporta a passagem de apenas um veículo por vez. “Nos horários de pico há um grande fluxo, causando interferências significativas no trânsito, o que promove um atraso no deslocamento”, explica o diretor Luciano Faustino. Com a duplicação, a ponte terá 30 metros de extensão e 5,10 metros de largura, com o limite máximo de peso de 45 toneladas. “Esta é uma importante ligação entre Lajeado e Santa Clara do Sul, que está apresentando um grande crescimento populacional e econômico”, conclui o dirigente.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Bento, Gilsone Antônio Sonionato, comemora a conquista da comunidade. “Nós lutamos muito junto às autoridades locais e governamentais para concretizar este sonho”, salienta. “Antes, a nossa localidade era essencialmente rural, mas muitas empresas vieram para cá, aumentando a quantidade de veículos que transitam pela ponte.”