Maçambará comemora conclusão de acesso asfáltico ao município

Pavimentação da ERS-529 abre caminho para novos investimentos na economia local

Maçambara
Trecho de 38,9 quilômetros garante ligação asfáltica do município à BRS-472 - Foto: 9ª SR/Daer
Texto: Assessoria de Comunicação Social/Daer

Maçambará, na Fronteira Oeste, passou a integrar a crescente lista de municípios gaúchos que contam com acesso asfaltado. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes, concluiu nos últimos dias a pavimentação da ERS-529.

A obra integra o programa Acessos Municipais e contou com investimento de R$ 17,25 milhões para ser finalizada. Os recursos foram liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia as ligações asfálticas em execução pela autarquia. O montante foi aplicado na pavimentação total dos 38,9 quilômetros que ligam a cidade à BRS-472, em Itaqui.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, considera a obra da ERS-529 um diferencial dentro do programa. “Trata-se um acesso municipal extenso e uma demanda antiga dos moradores, que certamente resultará em melhorias em diversas áreas, como saúde, economia e educação”, destacou. “É mais uma entrega do governo Sartori, que está investindo na recuperação do Estado em vários aspectos, inclusive na malha viária estadual.”

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a estrada já estava praticamente finalizada desde dezembro do ano passado, quando foram concluídos os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical. A fase final foi a instalação das defensas metálicas da rodovia. “A comunidade local já estava usufruindo dos benefícios de ter um acesso pavimentado, tanto que os habitantes de Maçambará passaram a realizar diversas atividades em Itaqui”, comenta.

A prefeita de Maçambará, Adriane Bortolaso Schramm, acrescenta que, após o asfaltamento da ERS-529, o município também passou a receber um maior número de visitantes. “É uma ajuda importante pra o fomento do nosso turismo”, complementa. “Somos muito agradecidos pela pavimentação dessa estrada, pois ela também ocasionou redução no valor das mercadorias que chegam até nós, uma vez que as transportadoras costumavam cobrar mais caro pelo frete quando transitavam por vias não pavimentadas.”