Daer promove evento de lançamento do 24º ENACOR e da 47ª RAPv

Encontros nacionais voltados à infraestrutura de transportes ocorrem em agosto na cidade de Bento Gonçalves (RS)

Imagem mostra representante da Secretária de Logística e Transportes discursando durante o evento
Após dois anos de eventos transmitidos virtualmente, Vaz ressalta que o 24º ENACOR e a 47ª RAPv serão presencias em 2022 - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho
A imagem mostra o presidente da ABDER, Riumar Santos, durante seu discurso
"Grande parte do crescimento do país ocorre por meio da infraestrutura e logística", afirma Santos, presidente da ABDER - Foto: Divulgação/Daer

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizou, na segunda-feira (31/1), o lançamento do 24º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e da 47ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv). O anúncio ocorreu em conjunto com a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e a Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv) na sede da autarquia, em Porto Alegre.

Os principais eventos de infraestrutura de modais de transporte do país ocorrerão de nove a 12 de agosto de 2022, na Fundaparque, em Bento Gonçalves. Na ocasião, será celebrado o 85º aniversário do Daer – criado em 11 de agosto.

Imagem mostra a comissão organizadora do evento
Comissão organizadora do Daer trabalha para realização do 24º ENACOR e da 47ª RAPv - Foto: Divulgação/Daer

“É uma excelente oportunidade para comemorar a existência do Departamento – que possui sob a sua jurisdição mais de dez mil quilômetros de estradas. Além da conservação e construção, a instituição atua na sinalização, na operação rodoviária e no transporte intermunicipal de passageiros”, destaca o diretor de Operação Rodoviária, Sandro Vaz dos Santos, que representou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, no lançamento. “Atualmente, contamos com R$ 1,3 bilhão, proveniente do Plano de Obras 2021-2022 do Governo do Estado, para pavimentar acessos municipais e ligações regionais. Também estamos trabalhando com esse recurso para recuperar os trechos críticos da malha rodoviária e melhorar as condições de trafegabilidade”, complementa.

Durante a cerimônia, a engenheira civil do Daer Lia Martinazzo falou em nome do diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino. “É uma responsabilidade muito grande para nós, que somos responsáveis pela execução do Plano de Obras, fazer acontecer o Enacor e a RAPv. Estamos empenhados nesse projeto, na certeza de que será uma troca de experiências e conhecimentos válida para todos”, afirma a servidora, que é presidente da Comissão Organizadora no Daer. Entre as atividades previstas, estão palestras, mini cursos e debates.

A imagem mostra a diretora-presidente da ABPv, Luciana Dantas durante seu discurso
Dantas acredita que os encontros serão oportunidades de traçar estratégias e nova rotas para o setor - Foto: Divulgação/Daer

Para a diretora-presidente da ABPv, Luciana Dantas, a iniciativa é desafiadora. “Estamos vivendo um momento de muitos contratempos, que nos obriga a repensar estratégias e rotas para seguir em frente. Até agosto serão muitas reuniões e artigos científicos para avaliar, entre outra ações”, revela. Riumar dos Santos, presidente da ABDER, está ciente do trabalho necessário para viabilizar o 24º ENACOR e  a 47ª RAPv. “Estamos muito animados, especialmente porque precisamos retomar o crescimento do país, que ocorre, grande parte, por meio da infraestrutura e logística”, pontua.
Estiveram presentes também o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Junior, e o prefeito em exercício de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli.

Imagem mostra o prefeito de Caxias do Sul durante sua participação no evento
Lucatteli garante que Bento Gonçalves está preparada para receber os participantes que virão de todo o país - Foto: Divulgação/Daer

“Estamos gratos por termos sido escolhidos para sediar esses grandes encontros e prontos para oferecer aos turistas o melhor da rede hoteleira e gastronômica, além de lindas paisagens. Certamente será uma belíssima oportunidade e todos sairão satisfeitos”, disse Lucatteli.

O lançamento do Enacor e da RAPv pode ser assistido no canal oficial da ABDER e da ABPv.