Daer inicia serviços de pavimentação de três acessos municipais

Mais de R$ 37,6 milhões serão investidos nas obras de Guabiju, Lagoa Bonita do Sul e Cerrito

índice5
Trabalhos estão sendo realizados em 23,6 quilômetros no acesso a Guabiju, no Noroeste do Estado - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes, inicia a pavimentação dos acessos aos municípios de Guabiju, Lagoa Bonita do Sul e Cerrito. Ao todo, serão investidos R$ 37,6 milhões no asfaltamento de 45,6 km. Os recursos são provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

“Encerraremos 2018 com a sensação de dever cumprido. A equipe do Departamento trabalhou incansavelmente para melhorar a condição da malha viária gaúcha e mantém hoje sete acessos municipais em obras e um que está sendo finalizado, o de Carlos Gomes”, diz o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

As mobilizações para asfaltar o acesso a Guabiju, no Noroeste do Estado, começaram em agosto. Além de ser a principal via para a cidade, a ERS-126 liga a ERS-324 a BRS-285, passando por mais quatro municípios (Nova Araçá, São Jorge, Ibiraiaras e Caseiros). As obras serão realizadas em 23,6 km. Aproximadamente R$ 28,6 milhões serão investidos no segmento que vai do entroncamento da ERS-324, em Nova Araçá, até São Jorge.

Atualmente, acontecem os serviços de drenagem e regularização do subleito entre os quilômetros 17,6 e 20,4, entre Guabiju e São Jorge. Após a conclusão dessa etapa, inicia a elaboração da estrutura do pavimento para a posterior aplicação do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) na pista. A previsão é de que até dezembro deste ano três quilômetros estejam concluídos.

Em Lagoa Bonita do Sul, no Vale do Rio Pardo, as atividades começaram em setembro e preveem a aplicação de cerca de R$ 6 milhões na estrada chamada 400AM-9010. O trecho contemplado é de aproximadamente seis quilômetros e vai do final do calçamento até a ERS-400.

As atividades nessa rodovia iniciaram em setembro com o levantamento topográfico, que demarcou o local onde serão instalados os bueiros e o traçado da rodovia. Hoje, está sendo executada a drenagem, com a elaboração dos bueiros e da galeria. A terraplenagem é a fase sucede essas etapas. A finalização acontece com o asfaltamento da estrada que liga Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete e favorece todo o escoamento da produção agropecuária desses municípios.

Em Cerrito, no Sul do Estado, as placas de identificação já anunciam a execução da obra que complementa os 16 quilômetros da ERS-706. Ela está fase preliminar, que inclui a análise do projeto, a mobilização de equipes técnicas e equipamentos e levantamentos topográficos. Também estão sendo instalados os laboratórios da obra e analisadas as necessidades de desvios, entre outras atividades.

A execução dos dispositivos de drenagem profunda – bueiros e uma galeria – começa em breve na ERS-706. Até janeiro do próximo ano devem ser concluídos esses serviços que possuem custo aproximado de R$ 800 mil. Toda a pavimentação está estimada em R$ 3,1 milhões. “Esse investimento deve contribuir para o desenvolvimento da região Sul, que é um importante centro de produção agropecuária, principalmente leiteira e de milho, soja, pêssego e arroz. O gado Jersey também é fonte de renda para essas cidades”, ressalta Uberti.

O dirigente diz o andamento das obras ocorre na medida em que são liberados os recursos da Cide. A expectativa é de que até o final do próximo ano elas sejam encerradas, porém o prazo pode ser alterado devido a disponibilidade financeira do Estado e até pelas condições climáticas.

00:00:00/00:00:00

Boletim - Pavimentação dos acessos de Lagoa Bonita, Cerrito e Guabiju