Daer apresenta projetos de infraestrutura rodoviária no 32º Congresso da ANPET

Evento reúne profissionais e estudantes de engenharia de todo o país

engenheiro palestra
Engenheiro responsável pela Superintendência de Faixa de Domínio do Daer esclarece as ações da pasta - Foto: Guilherme Pereira/Daer
Texto: Circe Precht

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) participa da 32ª Edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Realizado em Gramado, de domingo (4) até hoje (7), o evento foi uma oportunidade de os profissionais da instituição apresentarem ações voltadas à infraestrutura rodoviária estadual.

“Os servidores representaram a instituição e tiveram acesso a um conteúdo atualizado da área. Essa qualificação repercute na entrega de melhores serviços para a população gaúcha”, salienta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

20181105 144144

Uma das primeiras técnicas do Daer a palestrar foi Aline Druzina. A engenheira cartógrafa apresentou na segunda-feira (5) uma sessão técnica com dados sobre a tese de doutorado que está desenvolvendo. O tema é o Sistema de Referenciamento Linear, atualmente aplicado ao cadastro geoespacial rodoviário no Brasil. “Estamos propondo que esse tipo de cadastro seja integrado, considerando as normativas vigentes”, informa. “Por meio de etapas de cadastramento de dados com diferentes softwares e enquete junto aos Departamentos de Estradas, estamos levantando requisitos para subsidiar a formulação de propostas e recomendações de boas práticas para o cadastro rodoviário no país”, conta.

Ontem (7) foi a vez dos engenheiros civis Ricardo Vuaden, Ana Paula Cardoso e Fernando Medeiros apresentarem um painel a respeito da atuação do Departamento. Vuaden fez a abertura com o assunto Programa de Vistoria de Obras de Arte Especiais (OAEs), que está em atividade desde 2014 avaliando pontes e viadutos estaduais.

IMG 8405

“Dividimos o Estado em regiões e classificamos com notas a situação das estruturas para identificar quais necessitam reparos. Para esse trabalho, contamos com o apoio das 17 Superintendências Regionais do Daer”, explica Vuaden. Além de ações de manutenção e melhorias, as informações levantadas podem resultar em mudanças nas classes das pontes.

“Teremos dados geométricos sobre elas, algumas do século passado, construídas numa época em que as características do trânsito eram totalmente distintas. Por meio dessa atualização, saberemos as reais condições das pontes e teremos ferramentas para decidir o que deve ser feito em cada uma”, destaca o superintendente da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Daer.

IMG 8426

Cardoso falou sobre o Sistema de Gestão Rodoviária (ROUTE 2000RS) que possui três módulos, sendo eles: o banco de dados, o planejamento e o monitoramento da malha. O módulo de banco de dados revela o histórico do pavimento, os defeitos estruturais e funcionais, volumes de tráfego e elementos extra pista, entre outras informações. “O Sistema de Gerência é uma ferramenta fundamental que o Departamento está implementando para planejar a conservação das rodovias nas quais devemos aplicar recursos de programas que estão sendo desenvolvidos em diversas regiões, como por exemplo, o Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) e o Restauro”, disse.

Por fim, Medeiros abordou o funcionamento da faixa de domínio. “Ela é constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, obras-de-arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o alinhamento que separa a estrada dos imóveis lindeiros”, explicou o engenheiro civil.

Atualmente, a autarquia está implantando a “Zona Livre”. A iniciativa propõe um distanciamento de nove metros entre a vegetação ou construções e a rodovia. “Queremos garantir a segurança dos usuários. Se por ventura eles perderem o controle do veículo, terão uma área maior para recuperá-lo”, falou Medeiros. Ele é responsável pelo setor que, além da faixa de domínio, cuida das Unidades de Apoio ao Usuário (UAU) do Departamento. O serviço que atende veículos em pane mecânica e presta orientações de trânsito é resultado de um projeto-piloto que começou no verão passado nas rodovias do Litoral Norte. Hoje, os veículos circulam também em eventos de grande porte do Rio Grande do Sul e estão presentes em ocasiões com grande fluxo de veículos, como durante os feriados.

Ainda nesta quarta-feira, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) apresentou o painel “Uma Experiência Pedagógica de Educação para o Trânsito em Escolas Indígenas do RS”. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Daer em locais afetados pelas obras do Crema, como a ERS-406 e a ERS-343. Ambas passam pelas terras indígenas de Nonoai, Serrinha, Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha.

O 32º Congresso da ANPET coordenado pelo Laboratório de Sistemas de Transportes (Lastran) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou com a participação e apoio de diversos órgãos responsáveis pela infraestrutura rodoviária no Brasil. Além das palestras e debates, o evento realizado no Centro de Eventos da Faurgs, em Gramado, contou com cerca de dez estandes das organizações com a finalidade de sanar dúvidas e aprofundar o conhecimento dos profissionais da área.