Ações de comunicação do Daer aumentam visibilidade dos serviços da autarquia

Crescimento de seguidores no Facebook e predomínio de notícias positivas na imprensa são resultado de estratégia integrada

A foto mostra uma mão feminina segurando um smartphone exibindo a página do Daer no Facebook.
Campanha nas redes sociais destaca obras e serviços realizados pelo Daer - Foto: Júlio Cunha Neto/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

O ano de 2017 foi marcado por uma intensa divulgação das ações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) nos meios de comunicação. As obras rodoviárias e demais serviços prestados pela autarquia à população gaúcha foram pauta constante em rádios, jornais, televisão e sites de notícias. Nas redes sociais, o conteúdo relacionado às atividades da instituição apresentou um crescimento acentuado no número de seguidores e interações.

Os resultados foram obtidos a partir de uma campanha desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) do órgão e que teve início a partir de dezembro de 2016. Intitulada #odaerfaz, a iniciativa consistiu na publicação de posts patrocinados no Facebook, com fotos e informações das obras de pavimentação, restauração e manutenção de rodovias, realizadas pelo departamento. As 93 postagens divulgadas até o final de 2017 geraram 6,6 milhões de visualizações e mais de 136 mil engajamentos – entre comentários, curtidas e compartilhamentos. Nesse mesmo período, o número de seguidores na página do Daer saltou de 1.452 para mais de 25 mil.

As postagens contêm links para notícias redigidas pela ACS e disponibilizadas no site oficial do Daer. As matérias também foram enviadas como sugestão a veículos de comunicação em todo o estado e obtiveram grande aceitação na imprensa. Segundo um levantamento feito pela Assessoria, do total de manchetes reunidas no clipping institucional do departamento em 2017, a maioria (48,65%) tem enfoque positivo e evidencia as obras e serviços prestados pela instituição. Em segundo lugar, com 28,65%, estão as matérias com tom neutro. Por último, aparecem as matérias negativas - centradas em problemas atribuídos ao departamento – , com 22,7% do total.

“Nosso objetivo inicial era trabalhar para que o ano terminasse com índice positivo em nosso clipping, entretanto o resultado superou nossas projeções”, relata a coordenadora da ACS, Susana Goerck. “A atuação da Assessoria tem influência decisiva nessa pontuação, pois estamos com diversas frentes de divulgação dos serviços realizados pelo Daer, num trabalho integrado entre os profissionais de Relações Públicas e Jornalismo.”

Para o diretor-geral Rogério Uberti, o Daer está alcançando um novo conceito perante a sociedade gaúcha. “A comunidade está vendo o volume de obras que realizamos em diversas regiões do estado e o trabalho da ACS tem sido fundamental para essa virada”, afirma. “Hoje, não apenas recebemos elogios dos usuários de nossas rodovias, como também percebemos que muitos veículos de comunicação mudaram a perspectiva ao noticiar assuntos referentes ao departamento.”