Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Abertas as inscrições do III Seminário Nacional de Trânsito

Publicação:

foto seminário site
A programação faz parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT), em que são realizadas ações em todo o país. - Foto: Divulgação Daer
Texto: Divulgação Daer

Começam hoje as inscrições para a terceira edição do Seminário Nacional de Trânsito, que ocorre no dias 22, 23 e 24 de setembro, com o tema  “A urgência de novos olhares sobre a mobilidade". O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), como um dos organizadores do evento, irá participar do debate do último dia.

A programação faz parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT), em que são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, sobre a prevenção da acidentalidade.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), o seminário ocorrerá em formato digital. As inscrições são gratuitas e a organização vai entregar certificados aos participantes.

A cada dia, no horário das 10h às 12h, será discutido um eixo temático diferente, seguido de debate com especialistas. A transmissão será através da plataforma Zoom, ou, caso a sala esteja lotada, via transmissão pelo YouTube.  Em caso de alteração os participantes serão redirecionados automaticamente. Será possível formular perguntas para os convidados e debatedores.

Programação:

  • DIA 1 - 22 de setembro (terça-feira): "Caminhos e percursos de uma cidade educadora: construindo espaços de convivência";

9h30min - Abertura do Seminário e momento cultural com CRIS PEREIRA;

10hs - Palestra com Ramires Brilhante;

10h45min - Debate com EPTC, DETRAN/RS e UFRGS;

12hs - Encerramento do dia.

  • DIA 2 -23/setembro (quarta-feira): "Notificações no processo administrativo de trânsito e sua visão pelos Tribunais";

10hs - Palestra com Dra. Vivian Pantaleão - Desembargadora do TRF4 e professora da UFRGS;

10h45min - Debate com PRF, DETRAN/RS e CRBM;

12hs - Encerramento do dia.

  • DIA 3 -24/setembro (quinta-feira): "Respostas para a pandemia por meio do desenho urbano";

10hs - Palestra com Bruno Rizzon, Engenheiro Civil - WRI;

10h45min - Debate com EPTC, DAER e UFRGS;

11h45min - Apresentação de PADLET montado ao longo do evento;

12hs - Encerramento do dia.

O evento é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran), com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Saúde, Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Programa Vida no Trânsito e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

Inscrições gratuitas aqui

Site do III Seminário Nacional de Trânsito

DAER-RS