Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Secretaria dos Transportes e Daer concluem o restauro da Rota do Sol em São Francisco de Paula

Obras recuperaram 34 quilômetros do trecho entre Lajeado Grande e Tainhas

Publicação:

concluída  (1)
Os trabalhos na Rota do Sol ocorreram entre trecho da ERS-476, em Lajeado Grande, e o entroncamento com a ERS-020, para Tainhas - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Assessoria de Comunicação Social - Daer

O caminho que liga a Serra ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul está com o pavimento renovado. O governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu as obras do Programa Restauro na RSC-453, em São Francisco de Paula.

Os trabalhos na Rota do Sol iniciaram em março deste ano e recuperaram 34 quilômetros do trecho entre a ERS-476, em Lajeado Grande, e o entroncamento com a ERS-020, para Tainhas.  “Foi uma determinação de governo essa recuperação, unimos esforços e os serviços foram executados em um ritmo muito rápido e, hoje, a população pode contar com uma estrada em ótimas condições, de acordo com parâmetros técnicos que garantem a durabilidade do pavimento”, salienta o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. "Essa estrada beneficia não só a região e os motoristas, mas também representa o desenvolvimento da infraestrutura do RS" acrescenta o titular da pasta dos Transportes.

No total, foram investidos R$ 25,5 milhões, obtidos mediante financiamento junto ao Banco Mundial (Bird). Para a recuperação do trecho, foram executadas a remoção do pavimento danificado e a recomposição da capa asfáltica. “Igualmente, trabalhamos na restauração dos acostamentos e na limpeza dos dispositivos de drenagem da RSC-453”, especifica o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

Renato Silva é proprietário de um restaurante na Rota do Sol, de acordo com ele, ainda durante a execução dos trabalhos o movimento em seu estabelecimento já apresentava um crescimento. “Os turistas estavam desviando o caminho, o que era muito ruim pra gente. Hoje, podemos dizer que o movimentou aumentou cerca 40 por cento”.  Segundo o empresário, os clientes do restaurante também comentam sobre a melhora da rodovia. “Os turistas comentam com a gente sobre a melhora do pavimento, da sinalização, de como hoje está mais tranquilo trafegar na Rota”.

Além do Programa Restauro, a Rota do Sol está incluída no Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias da região da Serra (Crema Serra). “O trecho de 53 quilômetros entre Lajeado Grande e a BR-116, em Caxias do Sul, também foi recuperado e, hoje, passa por serviços rotineiros de conserva que garantirão boas condições de trafegabilidade por, pelo menos, mais quatro anos”, acrescenta Uberti.

Acordo de Resultados

O Crema Santa Maria – Cachoeira do Sul integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

DAER-RS