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Revitalização do acesso a Tupanciretã favorece transporte da soja

Serviços do Daer renovaram condições do pavimento e da sinalização na RSC-392

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A foto mostra uma rodovia com pista íntegra, sem imperfeições. Ela apresenta pintura marcada nos eixos da pista e no meio dela. Um carro branco transita ao longe.
Segmento de 22 quilômetros da RSC-392 está em excelentes condições de trafegabilidade - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) investiu na revitalização de 22 quilômetros de uma das principais estradas do Estado usadas no escoamento da produção de soja: a RSC-392, na Região Central. O segmento, que dá acesso a Tupanciretã, recebeu serviços de recuperação do pavimento e renovação da sinalização. “Essa e outras obras estão sendo executadas na malha viária graças ao apoio do governo do Estado e da Secretaria dos Transportes, que sabem da importância desses caminhos para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirma o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti.
 
O segmento contemplado faz ligação entre a BRS-158 e a entrada do município. Iniciadas em janeiro deste ano, as obras de microrrevestimento asfáltico ocorreram em todo o trecho e contaram com ações de recomposição e reperfilagem do pavimento nos pontos mais deteriorados.
 
“Essas técnicas incluem a retirada de material danificado, nivelamento da pista e renovação da mesma com colocação de camadas de asfalto. É uma espécie de reforma em toda a estrada, capaz de transformar suas condições de trafegabilidade”, resume Uberti. O trabalho foi realizado por meio do contrato de conserva da 5ª Superintendência Regional da autarquia, com sede em Cruz Alta.
 
Após a recuperação da pista, encerrada no final de fevereiro, foi implantada a sinalização horizontal e pintadas as faixas de eixo e bordos. Essa intervenção teve duração de duas semanas.
 
Segundo o presidente da Cooperativa Agrícola Tupanciretã (Agropan), os serviços melhoraram o tráfego pela RSC-392. “Antes, o trajeto era repleto de imperfeições. Embora houvessem reparos, eles eram paliativos. Ainda mais quando se trata de um trajeto onde passam inúmeros caminhões, que vão até Rio Grande levar a produção de soja”, comenta. “Agora, vemos um trabalho muito bem feito. Gostaria, inclusive, de dar os parabéns ao Daer”, finaliza.

DAER-RS