Daer conclui 75% do restauro da ERS-343, na região Nordeste do RS

Obras integram o Crema Erechim e devem ser concluídas ainda este ano

Depois (3) site
Restauração dos 57 quilômetros iniciou há um ano e vai de Barracão a Sananduva - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos

Os usuários da ERS-343, no Nordeste do Rio Grande do Sul, devem trafegar numa pista sem imperfeições a partir do segundo semestre deste ano. As obras de recuperação do pavimento integram o Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias da região de Erechim (Crema Erechim) e devem ser concluídas antes do prazo de 18 meses inicialmente previsto.

“É um dos programas que estão em melhor ritmo dentro de nosso Acordo de Resultados de 2017, que firmamos juntamente com o Daer e o governador Sartori”, afirma o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. “O avanço das obras na ERS-343 ilustra perfeitamente essa agilidade com que os trabalhos do Crema Erechim estão se desenvolvendo e é uma conquista da comunidade regional, que contribui fortemente para o desenvolvimento e a economia do nosso Estado.”

Os trabalhos no segmento de 57 quilômetros iniciaram em abril de 2016 e vão do entroncamento da RSC-470, em Barracão, até o entroncamento com a ERS-126, em Sananduva. “O objetivo primeiro é deixar a estrada em boas condições de trafegabilidade para, então, garantir a manutenção da mesma. Essa é a proposta do programa Crema: proporcionar que o Rio Grande do Sul tenha uma malha viária de qualidade”, afirma o diretor-geral do Departamento Autônomo e Estadas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti.

Até o momento, foram investidos mais de R$ 15 milhões - recurso proveniente de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird) - na manutenção e restauração de 36,88 quilômetros da ERS-343. A pista está finalizada do entroncamento da RSC-470, em Barracão, ao entroncamento com a ERS-477, em Cacique Double. Nesse trecho, ainda serão instaladas a sinalização e reconstruídos alguns segmentos previsto em projeto. “Alguns pontos levam mais tempo para serem recuperados porque é necessário fazer uma reconstrução completa, desde a base”, explica o superintendente regional do Daer de Erechim, Elmo Roque Bortolotto Júnior.

O superintendente ressalta que, atualmente, estão em execução as obras de restauro entre a ERS-477, em Cacique Double, e o entroncamento com a ERS-126, em Sananduva. Nos 31 quilômetros do trecho também serão reconstruídos pontos da pista e implantada a sinalização horizontal e a vertical.

Antes mesmo da conclusão da etapa de restauro, as mudanças já são sentidas por agricultores e empresas que utilizam a rodovia para escoar a produção. O presidente da Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados, Egídio Loregian, 57 anos, acredita que a entrega das mercadorias ficará mais rápida. “Antes, não tínhamos certeza se nossos caminhões chegariam ao destino, pois muitos estragavam no meio do caminho”, lembra. “Uma boa estrada certamente nos dá tranquilidade para trabalhar e reduz bastante os prejuízos.”

Crema Erechim beneficia cinco rodovias

Além da ERS-343, estão incluídas no programa Crema Erechim as rodovias ERS-126, ERS-208, ERS-467 e ERS-478. Ao todo, serão aplicados R$ 78 milhões em 170,7 quilômetros de rodovias.

A ERS-478 está com pavimento concluído. As demais estradas do programa estão com trabalhos bem avançados e devem ter a restauração finalizada também em 2017.