Produção agrícola de Esmeralda cresce após pavimentação da ERS-456

Trecho de 39 quilômetros faz parte do Programa Acessos Municipais, executado pelo Daer

IMG 3625
A estrada passou por serviços de terraplenagem, drenagem, construção de bueiros, pavimentação e obras complementares - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Assessoria de Comunicação Social - Daer

A pavimentação da ERS-456, em Esmeralda, na região Nordeste do Rio Grande do Sul, está contribuindo para o crescimento da cidade. A obra, que integra o programa Acessos Municipais, foi inaugurada em 2016 pelo governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e, desde então, tem gerado efeitos positivos, principalmente, ao setor do agropecuário.

O prefeito Ailton de Sá Rosa conta que logo no início, quando os trabalhos no acesso à cidade ganharam ritmo, foi possível trazer uma empresa agrícola. "Com a vinda do empreendimento, conseguimos gerar novos empregos, o que, consequentemente, foi um grande incentivo para o setor. Além disso, tivemos uma economia muito grande para os cofres públicos, já que anteriormente era a prefeitura a responsável pela manutenção da estrada", salienta. "Ainda pensando na economia, diminuímos gastos com manutenção de veículos da Secretaria da Saúde, que todo dia envia cerca de dez carros para Vacaria, já que não temos hospital aqui. A pavimentação deste acesso foi fundamental para o crescimento do município. Aos poucos, vemos que o turismo também está crescendo, bem como o fluxo de veículos na rodovia, que aumentou quase 100 por cento."

Altemir Scoltegagna, 52 anos, é produtor de soja, trigo, feijão e cevada no município há 20 anos e comemora o avanço dos negócios após a conclusão das obras no acesso a cidade. “Eu vim para Esmeralda para expandir o plantio, mas enfrentava um grande problema pela dificuldade em chegar à cidade. Hoje, nós podemos comprar adubo e vender nossos produtos por preços melhores, porque estamos em igualdade a outras localidades com acesso pavimentado”, afirma.

A rodovia liga a cidade - também conhecida como “Pioneira do Laço” - à BRS-285, nos Altos da Serra. A estrada passou por serviços de terraplenagem, drenagem, construção de bueiros, pavimentação e obras complementares. “Asfaltar esse acesso é muito importante para o Rio Grande do Sul, pois ligamos uma região produtora ao restante da malha pavimentada, facilitando o escoamento da safra", afirma o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. "Os benefícios que essa rodovia tem proporcionado são um caminho importante para o futuro da comunidade regional."

O trecho de 39 quilômetros recebeu investimentos de cerca de R$ 13 milhões através de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa Acessos Municipais visa interligar os municípios aos principais corredores da malha viária pavimentada do estado. “Em conjunto com a secretaria e com o governo do Estado, estamos alcançando nosso objetivo ao asfaltar as rotas de chegada a comunidades do interior do Rio Grande do Sul, deixando-as mais próximas e acessíveis”, destaca o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

Acordo de Resultados

O programa Acessos Municipais está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.