Obras da ERS-458 incentivam economia de Santo Antônio do Palma

Pavimentação dos 6,3 km integra programa Acessos Municipais, executado pelo Daer

A foto mostra um trecho da ERS-458 em vias de pavimentação. Uma das pistas está com base asfáltica, enquanto que a outra metade está com uma camada a mais já implantada.
Acesso receberá R$ 4,6 milhões e deve ficar pronto no primeiro semestre de 2018 - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Liana Ramos Carvalho

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes, está concluindo o acesso a Santo Antônio do Palma, na ERS-458. A ordem de reinício dos serviços ocorreu em outubro de 2016 e deve finalizar o trecho de 6,3 km que liga a cidade à ERS-324. “Fizemos um esforço para retomar a pavimentação dessa importante rodovia do Norte do Rio Grande do Sul, que estava com metade dos serviços já executados”, destaca o secretário Pedro Westphalen.

A obra integra um contrato que totaliza 14,3 km e vai até o município de Gentil. O segmento de 8 km entre as duas cidades já está com a pista pronta. “Agora, estamos focados na ligação de Santo Antônio do Palma com a ERS-324, onde está em andamento a pavimentação com tratamento superficial duplo (TSD)”, explica o diretor-geral do departamento, Rogério Uberti. Segundo ele, será aplicado um montante de R$ 4,6 milhões no acesso, que deve ficar pronto no primeiro semestre de 2018. O recurso é proveniente de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o prefeito Lauro Gatto, o investimento trará uma série de benefícios. “Essa é uma infraestrutura necessária e esperada há muitos anos. O acesso é uma ligação importante com a região, por isso, a expectativa é de que favoreça as ligações comerciais e até o turismo”, comemora.

Programa Acessos Municipais

O programa de Acessos Municipais executado pelo Daer tem como objetivo asfaltar as rotas de chegada a comunidades do interior do Rio Grande do Sul, interligando-as com os principais corredores da malha pavimentada do estado. As obras em andamento são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).