Novas tarifas de ônibus intermunicipais já estão em vigor

Reajuste é previsto em lei e tem como base planilha de custos dos serviços

IMG 2258
Acréscimo de 7,76% é aplicado em todas as modalidades de transporte intermunicipal reguladas pelo Daer - Foto: arquivo Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

A nova tabela de preços das passagens de ônibus intermunicipais do Rio Grande do Sul entrou em vigor nesta segunda-feira (16). As tarifas obtiveram reajuste de 7,76 por cento e são válidas para as linhas de longo curso e suburbanas do interior sob jurisdição do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

A revisão dos valores é prevista em lei e calculada de acordo com os custos do serviço – como combustíveis, manutenção e mão de obra. A tabela proposta pelo Daer alcançou um acréscimo de 4,69 por cento no preço das passagens. O índice foi submetido à análise da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), que homologou o reajuste em 7,76 por cento.

“O ajuste anual nos preços é previsto legalmente e o Daer, portanto, está seguindo todos os trâmites necessários para a sustentabilidade do sistema”, afirma o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann. “Aplicamos um índice menor em comparação a 2016. Com isso, reafirmamos nosso compromisso em impactar o usuário o mínimo possível, sem abrir mão da qualidade do serviço”, salienta.

O Daer está preparando, ainda, uma tabela à parte para as linhas comuns do transporte intermunicipal. Atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, os usuários que embarcam em paradas de ônibus ao longo do trajeto terão redução no preço das passagens. A medida consiste em isentá-los do pagamento da comissão das estações rodoviárias, que compõe parte do valor da tarifa. Para os passageiros que utilizam os terminais rodoviários, segue valendo a tarifa atual.

“Estamos realizando os cálculos e trabalhando para definir esses valores ainda no mês de outubro”, projeta Hagemann.