Daer retoma pavimentação da ERS-528

Rodovia do Médio Alto Uruguai liga os municípios de Palmitinho e Pinheirinho do Vale

A foto mostra o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, sentado numa mesa de reuniões e com uma caneta na mão durante a assinatura do contrato de pavimentação da ERS-528. Ao lado dele, estão duas autoridades políticas.
Uberti está dando andamento ao Programa Acessos Municipais por meio da execução de obras em condições de serem finalizadas - Foto: Guilherme Pereira / ACS

Nesta quarta-feira (16), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou a pavimentação da ERS-528, que liga Palmitinho e Pinheirinho do Vale. As obras atingem 18 quilômetros de extensão e contam com um recurso aproximado de R$ 12 milhões, provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

“Conforme orientação do Governador Sartori, estamos canalizando os recursos da CIDE para obras que teremos condições de finalizar, como o acesso da ERS-528”, disse o diretor-geral do Departamento durante a assinatura do contrato realizada hoje, na sede da instituição, em Porto Alegre.

Segundo o prefeito de Palmitinho, uma das autoridades presentes na ocasião, a melhoria na infraestrutura deve impactar positivamente no desenvolvimento regional. “Temos um grande potencial que só tende a crescer. Hoje, juntamente com Pinheirinho, contribuímos com R$ 17 milhões para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, contextualiza Luiz Carlos Panosso. “Somos o maior produtor de suínos do Estado e nos destacamos, ainda, na avicultura”, complementa.

O prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto, também comemora o atendimento dessa demanda antiga que beneficiará os 4,7 mil habitantes do município. Assim como Panosso, ele ressalta os benefícios para o escoamento da produção agrícola e lembra que o turismo deve ser impulsionado assim que for concluído o acesso. “Agradeço ao Departamento por reconhecer a  relevância dessa obra para o Médio Alto Uruguai”, assinalou.

Os serviços que vão do entroncamento da BRS-472 (Palmitinho) até Pinheirinho do Vale ficam a cargo da empresa Dalfovo. O prazo contratual, desenvolvido de acordo com a programação de desembolso da CIDE, é de um ano.