Daer reafirma prioridades no Acordo de Resultados do governo do Estado

Duplicação da ERS-118 e recuperação de estradas estão entre metas definidas para 2017

A foto mostra uma reunião ao redor de uma grande mesa. Em destaque, o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, acompanhado de outros diretores, faz uma explanação. Ao fundo, um monitor com o brasão do Estado.
Diretor-geral Rogério Uberti (ao centro) detalhou situação dos programas em execução pelo departamento - Foto: Julio Cunha Neto/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

Os principais projetos para a malha viária estadual deverão ter novos avanços nos próximos meses. Essa é a perspectiva dos diretores do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que participaram de uma reunião de trabalho sobre o Acordo de Resultados de 2017 do governo do Estado. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (06), na sede da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em Porto Alegre.

A retomada da duplicação da ERS-118, entre Gravataí e Sapucaia do Sul, foi elencada entre as prioridades do conjunto de metas da autarquia. De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o lote que abrange os quilômetros 11 e 22 da rodovia deve ser novamente encaminhado para licitação. “Há havíamos marcado o certame no mês passado, mas não houve interessados em assumir a obra. Após realizarmos ajustes no projeto, vamos enviá-lo à Celic na próxima semana para que uma nova concorrência seja aberta”, detalhou.

Durante a reunião, os representantes do Daer apresentaram, ainda, o balanço dos programas em andamento. No Restauro, já foram concluídos e inaugurados 130 quilômetros de estradas recuperadas e outros 340 quilômetros estão com obras em andamento. Quanto ao Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), o lote da região da Serra está com a fase de restauro praticamente concluída e com a manutenção rotineira já iniciada na RSC-453 (Caxias do Sul – Lajeado Grande) e na ERS-122 (Antônio Prado – Campestre da Serra). “O Crema Erechim está em pleno andamento e, nos próximos dias, iniciaremos os dois lotes de Passo Fundo”, completou Uberti.

Os dados apresentados pelo departamento também incluíram a conclusão de 26 acessos municipais, nove convênios com municípios para obras rodoviárias e o andamento da duplicação da ERS-509, em Santa Maria, que está com 60 por cento do cronograma cumpridos. A chamada “Faixa Velha de Camobi” já conta com a pista nova pavimentada e a antiga restaurada, mas ainda falta finalizar o viaduto no quilômetro inicial.

Na área de transporte intermunicipal de passageiros, as metas estabelecidas pelo Daer são as licitações para reorganizar o sistema em todo o estado. Além do edital referente às novas concessões de linhas divididas em 14 mercados, serão lançados, também, os processos para as estações rodoviárias menores e para as inéditas agências rodoviárias, que assumirão a venda de passagens e despacho de encomendas. “A proposta é garantir esses serviços em localidades onde a administração de uma rodoviária não se torna viável financeiramente e, por isso, afastam os concessionários”, esclarece o diretor de Transportes Rodoviários, Lauro Hagemann.

A reunião desta quinta-feira abriu o ciclo de monitoramento do Acordo de Resultados de 2017. Na ocasião, assim como o Daer, as demais instituições vinculadas à Secretaria dos Transportes também exibiram um relatório dos objetivos traçados para este ano. A série de encontros é coordenada pela SPGG e envolve todas as pastas e órgãos do Estado.