Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Daer obtém licença para recuperação da ponte do Rio dos Sinos

Documento emitido pela Fepam estabelece ações para controle do impacto ambiental da obra

Publicação:

A foto apresenta uma vista da ponte sobre o Rio dos Sinos, na ERS-020, no nível das fundações. Há árvores e vegetação densa às margens do rio.
Estrutura no quilômetro 44 da ERS-020 terá reforço nas fundações e aumento da capacidade de tráfego - Foto: Arquivo/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto/Daer, com informações de Catarina Gomes/Fepam

As obras de restauração da ponte sobre o Rio dos Sinos, em Taquara, avançaram mais uma etapa. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) obteve a licença ambiental para dar andamento à licitação dos serviços.

O documento, emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), estabelece que o canteiro de obras e apoio operacional deve ser implantado somente na faixa de domínio do trecho, na ERS-020. A licença determina, também, que a instalação do tanque de combustível para as máquinas deva obedecer as normas técnicas aplicáveis e a legislação vigente.

O Daer deverá controlar e minimizar os impactos gerados pela obra sobre o solo, os recursos hídricos e a biodiversidade e monitorar as possíveis perturbações e desequilíbrios na fauna. A licença não autoriza a retirada de vegetação no trecho.

A recuperação da ponte no quilômetro 44 da ERS-020 consiste no reforço e aumento da capacidade de tráfego da estrutura. O projeto prevê a execução de vigas e estacas de fundação adicionais, para dar mais estabilidade à construção. Após a reforma, a ponte terá o limite de peso ampliado para 45 toneladas.

"Com essa licença, encaminhamos o processo à Celic [Central de Licitações do Estado] para a escolha da empresa que fará os serviços", afirma o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. "Essa é mais uma iniciativa que comprova a determinação do departamento, da Secretaria dos Transportes e do governo do Estado em recuperar obras importantes para a qualificação de nossa malha viária."

A obra na ponte sobre o Rio dos Sinos está orçada em R$ 1,27 milhão, com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). O prazo de conclusão é de seis meses, a partir da emissão da ordem de início dos serviços.

DAER-RS