Daer lança cartilha em quadrinhos sobre conservação ambiental da Rota do Sol

Publicação integra ações do Programa de Comunicação Social do trecho rodoviário

A foto mostra uma sala de aula, com os alunos sentados e de costas, lendo a história em quadrinhos da cartilha "Graxa e sua Turma", produzida pelo Daer.
Em formato gibi, material orienta leitores a evitar danos ao meio ambiente na região - Foto: Susana Goerck/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

Os animais que habitam as áreas de preservação ambiental da Rota do Sol – entre os municípios de São Francisco de Paula e Terra de Areia – estão ensinando alunos do Ensino Fundamental lições importantes sobre como conviver em harmonia com a natureza. Os bichinhos são os protagonistas da história em quadrinhos que ilustra a cartilha lançada nesta sexta-feira (01) pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

A publicação em formato gibi é intitulada As aventuras de Graxa e sua turma na Rota do Sol. Ao longo das 16 páginas, o graxaim-do-mato – espécie típica da fauna local – encontra outros personagens e, juntos, orientam os leitores como evitar danos ambientais no trecho rodoviário. Os principais alertas referem-se ao lixo jogado às margens da estrada e à importância de respeitar a sinalização e o limite de velocidade, minimizando o risco de atropelamento de animais silvestres.

A foto mostra três professoras em pé, lendo a cartilha em quadrinhos "Graxa e sua Turma" para um grupo de alunos, cada qual com um exemplar em mãos, sentados em suas classes. O display com os personagens está ao lado das professoras.
Escolas municipais de São Francisco de Paula foram as primeiras a receber a cartilha - Foto: Susana Goerck/Daer

A cartilha foi lançada no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula e teve a presença de alunos de três escolas municipais. Além de receberem o gibi, as crianças participaram da “hora do conto” com educadores e puderam tirar fotos ao lado dos personagens da história, em um display que acompanhará os eventos de divulgação.

“Essa parceria entre o Daer e o município é fundamental, pois atinge diretamente a população envolvida na preservação ambiental da Rota do Sol”, enfatiza a secretária de Educação de São Francisco de Paula, Ana Paula Ferreira Cruz. “Através das crianças, conseguimos multiplicar essas orientações e disseminá-las para toda a comunidade.”

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do Daer, Susana Goerck, a cartilha integra o Programa de Comunicação Social da Rota do Sol, que é vinculado ao licenciamento ambiental do trecho de 53 quilômetros na RSC-453 e ERS-486. “Entre as iniciativas que desenvolvemos desde 2015, estão a exposição fotográfica que conta a história e os aspectos ambientais da Rota, fôlderes e outros materiais informativos com orientações aos motoristas e a votação popular que definiu o graxaim-do-mato como a mascote do trecho rodoviário”, detalha.

A cartilha tem tiragem de mil exemplares e será distribuída entre as escolas de Ensino Fundamental dos municípios que compõem a Rota do Sol. “Trata-se de uma rodovia construída com atenção especial às características ambientais da região e, por isso, o Daer está empenhado em conscientizar pedestres e motoristas a utilizar esse importante corredor rodoviário com respeito à fauna e flora locais”, frisa o diretor-geral da autarquia, Rogério Uberti.

O lançamento da publicação teve a participação, ainda, da coordenadora de Meio Ambiente do Daer, Josani Carbonera Pereira, e do secretário de Cultura, Turismo e Desporto de São Francisco de Paula, Rafael Castello Costa.