Daer irá refazer sistema de drenagem da VRS-868

Rodovia localizada em Taquari não sofrerá mais alagamentos em épocas de cheia do rio

IMG 9312site
A obra ficará pronta em aproximadamente três meses - Foto: ACS/Daer
Texto: Assessoria de Comunicação Social - Daer

A comunidade do bairro Rincão São José, em Taquari, recebeu uma notícia que irá transformar o dia a dia dos moradores. A ordem de início para a troca das galerias da VRS-868 foi assinada pelo secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, e pelo diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, que estiveram em visita à cidade ontem (18).

A empresa contratada começará nos próximos dias a mobilização para executar as obras no quilômetro 5,1 da rodovia, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Assunção. “Esses trabalhos são muito importantes para o desenvolvimento da cidade e da região”, afirma Westphalen. O investimento é de aproximadamente R$ 170 mil, provenientes de recursos do Tesouro do Estado.  “Junto ao Daer e ao Governo do Estado, buscamos as fontes necessárias para concretizar essa necessidade da comunidade.”

Atualmente, o sistema de drenagem da rodovia não possui capacidade para escoar a água do Rio Taquari em épocas de cheia. “Como o rio está muito próximo à rodovia, em dias de chuva ele sobre e água fica represada no trecho por dias”, explica o diretor Faustino.

Para os moradores do bairro, a construção do sistema de drenagem dará fim a um antigo problema da região. “Tenho certeza de que irá ficar para trás os momentos em que precisamos subir no galpão para fugir da água”, conta o aposentado, Pedro Gilmar Espindola Lang, de 56 anos.

Obras em Taquari

IMG 9399
Obras de R$ 7,3 milhões são executadas em convênio entre Daer e prefeitura - Foto: ACS/Daer

Além da troca das galerias no bairro Rincão São José, a pavimentação de 7,1 quilômetros da TQ-150 irá proporcionar à população da cidade e do Vale do Taquari uma ligação asfáltica entre a RSC-287 e a BRS-386.

Os serviços na rodovia, retomados em novembro do ano passado, fazem parte do programa Convênios Municipais, executado pelo Governo do Estado através da Secretaria dos Transportes e do Daer, em parceria com a prefeitura de Taquari. Além da pavimentação asfáltica, estão incluídos os serviços de drenagem, construção de pontes e bueiros e implantação de sinalização.