Daer entrega acesso municipal a Barra do Guarita

Conclusão das obras garante ligação asfáltica entre municípios na divisa com Santa Catarina

A foto mostra um veículo circulando pela RSC-163 já asfaltada. A estrada tem um longo trecho elevado, com campos, árvores e uma casa às margens. Mais ao longe, um silo de cereais completa a paisagem.
Rodovia tem 24,9 quilômetros e recebeu R$ 26 milhões dentro do programa Acessos Municipais - Foto: Julio Cunha Neto/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto – ACS/Daer, com informações de Mirella Poyastro/Sec. Comunicação

A quinta-feira (20) foi de comemoração para os moradores de Barra do Guarita, no extremo Norte do Rio Grande do Sul. Aguardada há quase vinte anos pela comunidade, a pavimentação da RSC-163 foi oficialmente inaugurada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A conclusão das obras garante não apenas acesso asfaltado até o município, como também ligação às cidades de Vista Gaúcha e Tenente Portela.

Na foto, autoridades levantam os cones de sinalização na RSC-163, em ato simbólico de inauguração da rodovia. Entre os presentes, está o governador José Ivo Sartori, o secretário Pedro Westphalen e o diretor Luciano Faustino, do Daer.
Ato de inauguração contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori - Foto: Julio Cunha Neto/Daer

O ato foi realizado na comunidade de Alto União, em Vista Gaúcha, e contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori; do Secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen; e do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Luciano Faustino. Durante a cerimônia, Sartori destacou o investimento realizado pelo governo na conclusão de acessos municipais nos últimos dois anos: foram R$ 161,4 milhões aplicados em 189,38 quilômetros de rodovias. “Essa obra vai qualificar a malha rodoviária da região, que estava há anos carente de investimentos em infraestrutura, e também a ligação com Santa Catarina, ajudando no escoamento da produção e na geração de emprego e renda”, complementou.

Para pavimentar os 24,9 quilômetros entre Barra do Guarita e o entroncamento com a RSC-472, em Tenente Portela, foram investidos R$ 26 milhões dentro do programa Acessos Municipais. Os recursos foram obtidos a partir de um financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e repasses federais da Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico (Cide). “O Estado é outro quando se fala em estradas”, afirmou o secretário Westphalen. “Estamos definindo prioridades e valorizando cada centavo investido no setor.”

O diretor Luciano Faustino ressaltou que o Daer superou todas as dificuldades para entregar a RSC-163 à população. “Com o crescimento das cidades, as caraterísticas das rodovias acabam mudando e são criadas outras interferências que não foram quantificadas nos projetos originais. Por isso, foram necessários ajustes para a continuidade da obra”, detalhou. “Essa rodovia foi priorizada quanto ao fornecimento de material asfáltico devido à sua importância regional.”

Incentivo à economia

Com a conclusão do acesso ao município, o prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli, projeta avanços na economia local. Além de incentivar a produção agrícola, o chefe do Executivo Municipal aposta na atração de novos investimentos. “Inclusive, já iniciamos tratativas com empresas interessadas em se instalar em nossa cidade”, salientou.

A foto destaca o agricultor Itomar Minuzzi, que está de pé em frente à RSC-163. Ao fundo, campo e vegetação.
Minuzzi, de Vista Gaúcha: “Com o asfalto, pago metade do frete e meu filho voltou à propriedade para trabalhar" - Foto: Julio Cunha Neto/Daer

Os agricultores de Vista Gaúcha também estão otimistas quanto aos benefícios gerados pela rodovia pavimentada. É o caso de Itomar Minuzzi, 53 anos, que produz, anualmente, mais de 40 mil litros de leite e quatro mil sacas de milho, trigo e soja. Ele conta que os custos com o transporte já diminuíram. “Antes, eu pagava R$ 1 de frete por saca de soja. Hoje, desembolso metade do valor pra levar meu produto até a indústria”, comemora Minuzzi, que também passou a contar com uma ajuda importante para expandir a atividade. “Eu tenho um filho que trabalhava fora, mas consegui trazê-lo de volta à propriedade por causa dessa vantagem que conseguimos aqui.”

Acordo de Resultados

A conclusão de acessos municipais integra o Acordo de Resultados 2017, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.