Daer cria resolução que aumenta segurança nas rodovias estaduais

Medida estabelece áreas que reduzem chances de acidentes em saídas de pista

A foto destaca uma área de gramado às margens da Estrada do Mar, em Xangr-lá. Ao fundo, à direita da rodovia, aparece o muro de um condomínio fechado. À esquerda, uma área com árvores.
Projeto-piloto de zona livre foi implantado às margens do quilômetro 30 da Estrada do Mar, em Xangri-lá - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

As rodovias da malha estadual do Rio Grande do Sul passarão, em breve, a contar com um dispositivo adotado em países europeus que são referência em segurança viária e nas rodovias concedidas de São Paulo. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado ao governo do Estado através da Secretaria dos Transportes – aprovou a criação de áreas laterais à pista, livres de obstáculos fixos.

A resolução recebeu o aval do Conselho Administrativo do Daer, composto pelos diretores da autarquia, e entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do Estado. A medida institui as zonas livres, que são os espaços onde não há árvores, postes de iluminação, muros ou quaisquer outros elementos que possam causar impacto a veículos que escapam da pista de rolamento. A extensão mínima dessas áreas obedece à NBR 15.486/2016, que delimita uma distância de nove metros a partir da faixa lateral (linha branca), avançando pela margem da rodovia.

“Seguiremos o conceito conhecido como ‘rodovias que perdoam’, ou seja, trechos de estradas onde os motoristas possam retomar o controle do veículo que sai da faixa, sem que ocorra o choque com objetos rígidos”, detalha o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Não apenas a imprudência, mas até mesmo o cansaço ou uma manobra evasiva pode levar o condutor a sair da pista de rolamento. O que buscamos são condições que tolerem esses erros, evitando acidentes fatais.”

Os trechos rodoviários que comportarão as zonas livres serão definidos após um levantamento realizado pelas 17 superintendências regionais do Daer. De acordo com o engenheiro civil Fernando Dieckmann Medeiros, que coordena o projeto, o departamento irá preparar uma licitação para iniciar a remoção dos obstáculos existentes. As espécies vegetais protegidas pela legislação ambiental serão analisadas e tratadas caso a caso.

“Na impossibilidade de retirarmos uma árvore do local, por exemplo, podemos protegê-la com barreiras ou outros elementos atenuadores de impacto. A solução sempre tomará como prioridade a vida do usuário”, ressalta Medeiros.

Para o professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Segurança Viária Daniel Garcia, a implantação das zonas livres fará com que a malha viária estadual acompanhe a tendência das rodovias modernas na redução de acidentes. No entanto, destaca que o sistema terá ainda mais efeito nas atuais condições da infraestrutura gaúcha.

“Há um contraste enorme no porte dos veículos que compartilham nossas estradas. Temos uma grande quantidade de caminhões de carga e carros de baixa cilindrada circulando lado a lado, o que torna o tráfego mais difícil”, explica Garcia. “Por isso, a existência das rodovias tolerantes é um avanço e ajudará na redução significativa de mortes em acidentes.”

Em 2016, o Daer já realizou um projeto-piloto de zona livre no quilômetro 30 da Estrada do Mar (ERS-389), em Xangri-lá, no Litoral Norte. Mediante a concessão de licença ambiental por parte da prefeitura, o departamento removeu espécies exóticas que estavam danificando o meio ambiente e o pavimento do trecho, eliminando obstáculos na margem direita da rodovia no sentido Osório – Torres.