Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Daer considera positiva mudança de tráfego na rótula da ERS-407 com a Estrada do Mar

Alteração colaborou para diminuir congestionamentos aos finais de semana rumo às praias gaúchas e segue até o final do verão

Publicação:

A foto mostra o fluxo de veículos desviado na rótula da ERS-407 com a Estrada do Mar, em Xangri-lá
Desvio de tráfego na rótula vale nos finais de semana durante o veraneio - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Mariângela Machado

A alteração de tráfego na rótula da ERS-407 com a Estrada do Mar (ERS-389), realizada nos dois últimos finais de semana de 2016, favoreceu o fluxo dos veículos e diminuiu o congestionamento no local. A partir dessa avaliação favorável, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem manterá a medida para facilitar o deslocamento ao Litoral Norte durante todo o período de veraneio.

Segundo o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, o último final de semana de 2016 registrou um aumento acima do normal no fluxo em direção às praias. Assim, essas alterações precisaram ser antecipadas ainda na tarde de quinta-feira (29). "Caso o desvio não fosse efetivado, a situação dos congestionamentos alcançaria dimensões ainda mais graves", ressaltou.

O analista de sistemas Tiago Ribeiro, que viajou a Capão da Canoa no último fim de semana, aprovou a mudança no tráfego. "Ao invés de esperar a vez de entrar na rótula, o que é perigoso, basta seguir adiante pelo retorno e acessar a Estrada do Mar de forma direta", explicou. "Caso tenha ocorrido congestionamento, acredito que não foi por causa dessas mudanças, mas devido ao grande volume de veículos que acessaram o litoral neste final de ano."

As modificações são aplicadas entre 14h de sextas-feiras e 14h de sábados. Nesses dias, os motoristas que vierem de Morro Alto pela ERS-407 não poderão seguir reto e nem fazer a conversão à esquerda ao chegarem à rótula. Será preciso dobrar à direita e trafegar obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório, até o Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá, onde pode ser feito o retorno livre em direção a Capão da Canoa.

O local está sinalizado com placas e cones indicando as alterações. A medida é válida até o final do veraneio.

DAER-RS