Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como é avaliada a qualidade das obras?

Fiscalização
Será realizada por um engenheiro civil do Daer nomeado para essa atividade, auxiliado por empresas contratadas pelo Departamento para prestar apoio técnico durante a execução das obras. Caberá ao profissional verificar se o Crema está ocorrendo dentro das normas técnicas previstas e dos termos do contrato, incluindo os indicadores de desempenho.

Indicadores de Desempenho
São parâmetros que medem se os serviços obtiveram o resultado esperado. Estão definidos no contrato e avaliam os seguintes serviços:
- Restauro: é examinada a suavidade da superfície da rodovia para a rodagem dos veículos e se há afundamento de trilha de rodas, deformidades na estrutura do pavimento e desníveis entre a pista e o acostamento;
- Manutenção: não pode haver buracos ou panelas no pavimento (as correções devem ocorrer em até 48h), assim como afundamentos, trincas e ondulações; os dispositivos de drenagem devem estar limpos, pintados e desobstruídos, a vegetação às margens da rodovia deve ser cortada na altura mínima recomendada e a sinalização deve estar visível aos usuários.

DAER-RS