Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
Início do conteúdo

Com obras avançadas, nova ponte em Alegrete tem trânsito liberado em meia pista

Estrutura construída pelo Daer permite transporte de veículos pesados sobre o Rio Caverá

Publicação:

Na foto, a nova ponte sobre o Rio Caverá aparece já asfaltada, em estágio avançado de obras. Um caminhão transita sobre ela. Ao fundo, árvores compõem a paisagem.
Ponte mista de concreto e metal terá capacidade para 57 toneladas - Foto: Divulgação/Daer
Texto: Júlio Cunha Neto

A população de Alegrete, na Fronteira Oeste, já pode utilizar a nova ponte na VRS-806 para fazer a travessia sobre o Rio Caverá. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) liberou o tráfego em meia pista na estrutura, que está em fase final de execução.

A 9ª Superintendência Regional do Daer, de Alegrete, já sinalizou o local, mas recomenda que os usuários transitem com cuidado pela ponte. A circulação deve ocorrer de forma alternada, com a passagem de um veículo por vez em cada sentido. Os motoristas também devem diminuir a velocidade assim que chegarem ao trecho.

As obras da nova ponte sobre o Rio Caverá avançam para as últimas etapas, como a conclusão dos aterros de acesso e dos serviços de concretagem e pavimentação. Logo após, a empresa contratada pelo Daer realizará a sinalização e a instalação das defensas metálicas. Já estão finalizadas as fundações, os pilares e as vigas. A estrutura mista - feita de concreto e metal - tem 133 metros de extensão e trânsito em duas vias. Até agora, a autarquia investiu cerca de R$ 3 milhões na construção.

“Essa nova ponte vai substituir a anterior, que tem limite de peso de duas toneladas”, detalha o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Com isso, ampliaremos a capacidade para 57 toneladas, o que proporcionará segurança e agilidade ao tráfego dos caminhões de carga que transportam a produção agropecuária não apenas de Alegrete, como também de Rosário do Sul.”

DAER-RS