Atuação do Daer faz infraestrutura do RS avançar no Ranking de Competitividade dos Estados

Investimento de mais de R$ 620 milhões fez condições das rodovias subirem dez posições no estudo

A imagem mostra a rodovia pavimentada e sinalizada com pintura do eixo central em amarelo e das laterais em branco. Na figura, também estão placas indicativas do quilômetros onde foi tirada a imagem.
Programa Acessos Municipais está entre as ações do Daer para a melhoria da malha viária - Foto: Arquivo Daer
Texto: Texto: Ascom ST/ Editado por Júlio Cunha Neto e Liana Ramos Carvalho/Daer

O Ranking de Competitividade dos Estados de 2017, do Centro de Liderança Pública (CLP), confirmou a melhora na situação das estradas do Rio Grande Sul. O Estado subiu dez posições no item qualidade das rodovias, passando a ocupar a 11ª posição no Brasil. A última pesquisa havia sido realizada em 2016.

Para a CLP, o que resultou no avanço desta categoria foram os projetos de manutenção, recuperação e obras de ligação entre os municípios e rodovias, realizados ao longo do ano passado. “Estamos comemorando essa ascensão, mas ainda temos um objetivo maior, que é ficar entre os cinco primeiros colocados. Estamos certos de que, se o estudo fosse realizado hoje, estaríamos num lugar mais perto do ideal”, afirma o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti.

Nos últimos dois anos, as ações realizadas pelo Daer resultaram na pavimentação e recuperação de aproximadamente mil quilômetros de rodovias da malha estadual. O investimento foi superior a R$ 620 milhões, aplicados nos programas Acesso Municipais, Contratos de Restauração e Manutenção (Cremas), Restauro e Convênios Municipais. “Além desse valor, estamos apostando nos contratos de conserva rotineira de rodovias para dar cobertura total às estradas de sob nossa jurisdição. Mudamos o perfil do Departamento, tornando-o mais operacional e efetivo”, complementa Uberti.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, acrescenta que o resultado do ranking Ranking faz parte de diagnóstico, planejamento, determinação e ação do governo gaúcho. "Por determinação do governo do Estado, focamos na recuperação e potencializamos os programas. Investir nas estradas é investir na qualidade de vida dos gaúchos", destacou Westphalen.
Divulgado nesta semana, o Ranking de Competitividade dos Estados de 2017, feito pela CLP em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit (EIU), relatou que o estado gaúcho avançou duas posições na classificação geral. Na nova lista, o RS aparece em 7º lugar. O ranking é composto por 10 pilares e cada pilar é formado por um conjunto de 66 indicadores.

Sobre o CLP

O Centro de Lideranças Públicas é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que atua em três frentes de trabalho: Mobilização, Educação e Gestão da Transformação. O Ranking de Competitividade dos Estados de 2017 é um estudo feito em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit (EIU).

Mais informações no site do ranking.